13 de junho de 2011

Pavlova manga&papaia



Apetecia-me te um Blog para as coisas que não cabem na cozinha, especialmente agora que estou em casa com a pequena. Estou sempre atarefada claro, mas é bom não perder o contacto com o mundo dos adultos!
Depois achei que tinha mais graça não fazer isto sozinha! Quem melhor que  a minha maninha para me acompanhar nesta aventura....... já que eu estou viciada e fascinada com este mundo dos Blogs achei que lhe devia passar o vicio, ter um vicio sozinha não tem graça nenhuma.
Assim nasceu o manga&papaia.....e depois esta sobremesa.

Já tinha feito Pavlova de Morangos de Frutos Vermelhos,  é fácil de fazer, um excelente aproveitamento de claras, e não conheço ninguém que não goste. Mas a com a  frescura da manga e papaia ainda fica mais especial...Adoramos!!


Para a Pavlova precisamos:
4 claras
16 colheres de açúcar
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 manga
1 papaia
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de açúcar

Aquecer o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo até ficarem firmes. Juntar o açúcar e bater novamente durante 2 minutos.
Juntar a maizena o vinagre o extracto de baunilha e envolver com uma espátula.
Num tabuleiro colocar uma folha de papel  vegetal onde se desenhou ( com ajuda de um prato de sobremesa) um circulo no centro, virar o papel com o desenho para baixo. Colocar as claras batidas respeitado a área marcada.
Baixar a a temperatura do forno para 150ºC, colocar o tabuleiro. Deixar durante 30 minutos desligar o forno aguardar mais 10 minutos e retirar.
Bater as natas com as duas colheres de açúcar.
Depois de arrefecer colocar as natas e a fruta por cima.

Esta Pavlova é da Nigella Lawson, a manga&papaia das manas Barradas!

Uma boa semana para todos.......

26 de maio de 2011

Bolachas de Azeite



As bolachinhas são para acompanhar o Requeijão no forno, o Hummus os Paté ou mesmo sem nada, fáceis de fazer são sempre bem vindas em qualquer jantar.

Para as bolachinhas precisamos:
250g de farinha 
1colher de chá de fermento
115ml de água
25ml de azeite, extra para pincelar
½ colher de chá sal fino
½ colher de chá de paperika
¼ colher de chá pimenta caena
Misturar tudo excepto sal, colocar no frigorífico por uma hora, num recipiente tapado com fita aderente.
Juntar o sal.
Aquecer o forno a 220ºC partir em varias partes 15grs cada e passar com o rolo da massa de forma a fazer o feitio de oval.
Pincelar com azeite.
Levar ao forno 6 minutos

Bom fim de semana

21 de maio de 2011

Tosta Alentejana e um Blog


Quando se está em casa, como é agora o meu caso, dá vontade de estar sempre a inventar coisinhas para fazer. A minha pequena está agora muito mais sossegada,  quase a fazer 3 meses, e já deixa a mãe fazer algumas coisinhas.

Nestes dias chegaram do Alentejo coisas boas como pão e queijo  de Nisa, e não resisti a por em pratica, mais uma vez, uma sugestão que vi num dos blogs que sigo e adoro  'Stone Soup'.
Neste Blog gosto da simplicidade das receitas,  das fotos, da nova escola de cozinha, de todo o conceito de limitar os ingredientes, tempo, e utensílios de cozinha. Não deixem de passar por lá!!

Para esta tosta precisamos de:

2 fatias de pão
4 fatias de queijo de Nisa (ou queijo a gosto que derreta facilmente)
6 Tomate Cherry
oregãos
azeite

Aqui fica o link com todos os detalhes em video

Colocar o queijo numa das fatias de pão de seguida o tomate cherry partido ao meio e os oregãos.Cobrir com o a outra fatia, deitar um fio de azeite.
Aquecer uma frigideira colocar a tosta com a parte que tem azeite para baixo, por cima da tosta colocar papel vegetal e por cima algo que faça peso, por exemplo um tacho, pressionar um pouco. Deixar tostar uns minutos e repetir do doutro lado, até que o queijo comece a derreter e a tosta ficar bem dourada.

 Adoro este método de fazer tostas sem tostadeira, e quando descubro algo muito bom tenho de partilhar, mas....não passa de uma tosta.

14 de maio de 2011

Requeijão no forno


Esta é daquelas receitas que de tanto a fazer já a considero minha, na verdade é do primeiro livro da Mafalda Pinto Leite.
É uma entrada nuito facil de fazer e normalmente muito elogiada.

1 requeijão
2 colheres de sopa de oregãos secos
2 malaguetas seca
azeite
manjericão (opcional)

Esmagar as malaguetas e misturar com os oregãos, envolver o requeijão nesta mistura.Deitar um fio de azeite por cima
Colocar no forno a 180ºc, durante 15-20 minutos, e decorar com manjericão fresco.

Bom fim de semana!!

3 de maio de 2011

Gelado de Mirtilo e Iogurte


O dia hoje está fantástico e a máquina de gelado já saiu do armário.
Fazer gelados em casa é muito bom, sabemos exactamente a composição, e é tão bom saber o que estamos a comer. Os de frutas frescas são os melhores e os mais fáceis de fazer . Este é delicioso e feito de iogurte.....
A máquina que comprei o ano passado foi uma Krups esta e acho um excelente investimento.

A receita é adaptada do livro do David Lebovitz,' The perfect Scoop'

360gr de iogurte natural
150g de açúcar
340g de mirtilos frescos ou congelados
2 colheres de sopa de sumo de limão

Colocar o iogurte, os mirtilos e o açúcar num copo misturador. Juntar o sumo de limão. Levar o frigorífico 1hora e colocar a máquina de acordo com as instruções.