Aproveitar que hoje é dia 12.1.2012 para ver se me cai a ficha.... sim estamos num novo ano.
Se 2011 estivesse ficado pelo dia 9 de Outubro, teria sido um ano muito bom, dos melhores mesmo....mas tanto por aqui como pelo Alentejo o fim do ano trouxe um travo amargo, para não dizer outra coisa....
Talvez por isso não estou ainda na onda do novo ano, mas ando a tentar.
Aqui na 'cozinha' espero voltar a publicar um post por semana.
Já tenho um objectivo para 2012 ehehhe, e eu adoro objectivos.
Começo o ano com duas sugestões bem simples. Uma foi uma criação do Chef Sergio, e outra copiei de uma amiga. Portanto, ideias roubadas com muito amor!
Quanto á beterraba , para além de ter uma cor linda, tenho a certeza que me faz mesmo bem!!
Salada de Beterraba com Gengibre e Lima
2 beterrabas
1 colher de sopa de compota de gengibre
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de lima
raspa de 1 lima
150g de queijo Feta
Cozer a beterraba com casca, depende do tamanho da beterraba mas deverá demorar cerca de 30 minutos, verificar com o garfo a consistencia se estiver mole já está!! Retirar a pele.Cortar finamente, e dispor num prato, no centro colocar o queijo feta grosseiramente partido.
Numa taça misturar o azeite o sumo de lima e o doce de gengibre, adicionar á salada, salpicar com raspa de lima.
Depois de ter feito imensas saladas com beterraba, considero esta combinação a melhor de sempre!
O doce de Gengibre comprei no Continente. Já fiz em casa mas não ficou nada de especial vou continuar a aprocura de uma receita para partilhar! Depois logo vós conto.
Hummus de Beterraba
A receita base é esta que já tinha publicado, juntei apenas 1 beterraba previamente cozida.
Esta foto até podia ser do deliciso gelado de framboesa do Jamie Oliver, mas não é mesmo do Hummus de Beterraba.
Maravilhoso, fica lindo para servir com pão pita em qualquer jantar!!Até acho que vou fazer mini sandes de Hummus de Beterraba... quem vai resistir!
12 de janeiro de 2012
13 de dezembro de 2011
Torta de Noz.... Torta de Natal.....A melhor Torta
Natal para mim é casa da Serra, a Família de um lado para outro, a avó na cozinha de onde vão saindo Filhós, Azevias, Doce de Natal, Choricinhos, Alhada de Cação, Perú, que se misturam com aqueles coisas especiais de Natal normalmente compradas em Badajoz.
Faz agora 2 anos que me lembrei da famosa Torta de Noz, era um dos doces preferidos do avô por isso à alguns (demasiados) anos que a avó não a fazia. Achei que era tempo de regressar a nossa mesa de Natal. Mas para minha surpresa a receita tinha desaparecido! Fiquei chocada.... ainda tive esperança que alguma das Tias tivesse a receita, mas logo descobri que esta a minha avozinha não tinha partilhado com ninguém.Receita perdida não pode ser!!!A ideia do Blog já não me saía da cabeça o facto de se perder uma receita tão especial só veio reforçar a minha ideia.
Na Páscoa do ano seguinte a avó voltou a procurar a receita e encontrou um papel com o titulo 'Tarte de Noz' então lá tentei fazer a Torta a partir da Tarte....nem vós conto o resultado!
Mais tarde veio a notícia :'Encontamos a receita da Torta '. Depois de comprovado, o original da receita foi-me entregue. O ano passado, no aniversário da 'cozinha' quando a ia publicar não a consegui encontrar (nem contei a ninguém que a tinha perdido)...pois é anda a brincar comigo esta receita!!!
Apareceu à cerca de 1 mês estava dentro de um livro e desta vez veio a tempo do segundo aniversário. E agora passou a ser de todos os que tiverem desejo de Torta de Noz. Porque as receitas assim como a vida são mais saborosas quando partilhadas...sem dúvida!!
Para a torta:
9 ovos
22 colheres de açúcar
2 colheres de farinha
375gr de noz
Cobertura e Recheio
200gr de manteiga
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 gema
Bater as gemas com o açúcar, entretanto moer no processador a noz até ficar tipo pasta, juntar com as gemas e o açúcar e por fim adicionar a farinha.
Bater separadamente as claras em castelo, e envolver na primeira mistura.
Vai ao forno, pré- aquecido a 180ºC numa forma rectangular forrada com papel vegetal e untada com manteiga, durante 30-40 minutos (verificar com palito). Deixar arrefecer.
Para o recheio e cobertura bater a manteiga com açúcar ate estar leve juntar a gema e por fim o chocolate em pó.
Desenformar deixar arrefecer e barrar com 1/3 do creme ( atenção, porque se estiver quente vai absorver o creme), cobrir a torta com o restante creme depois de estar enrolada.
Só mais uma coisinha...querido Blog gosto muito de ti!!
Etiquetas:
Bolos e Bolachas
27 de novembro de 2011
Arroz Doce para a Maria
Quando vi o desafio de Aniversário da Tertúlia de Sabores, aqui, achei que seria bem interessante a minha ' Cozinha' participar. O ano passado o Aniversário da Tertúlia foi uma verdadeira festa!!
Fiquei a pensar no assunto e revisitei a Terútlia alguns dias mais tarde. Li atentamente quais os utensílios e ingredientes que a Maria, voluntária das Nações Unidas em Timor, tem disponíveis, e de imediato pensei no Arroz Doce da Avó Catarina, que indiscutivelmente é o melhor do mundo!
Se a Maria fosse alentejana de certeza que o não só lhe ia saber muito bem porque é bem docinho, como de certeza que lhe ia saber a casa, e a festas. É que no Alentejo não há festa sem Arroz Doce. São esses sabores que o 'meu' Arroz Doce pretende levar á Maria.
Então aqui fica a receita que é bem simples, o ingrediente secreto é a paciência:
1 chávena de arroz bem cheia
1 1/2 chávena de açúcar
1lt + 1 1/2 chávena de leite
3 paus de canela
3 casquinhas de laranja
agua q.b
Lava-se o arroz e ferve-se o leite para que esteja quente durante toda a cozedura, se necessário volta-se a aquecer.
Numa panela deitar o arroz e cobrir com água, deixar o arroz absorver toda a agua e só então se começa a deitar o leite quente,vai se deitando o leite aos poucos e mexendo, com colher de pau) até ter o arroz cozido.
Quando estiver cozido deita-se o açúcar, os paus de canela e a casca de laranja. Mexer mais um pouco 15-20 minutos.
Servir em pratos ( no caso da Maria) ou em travessas e decorar com canela em pó.
Usei esta chávena para medir, trouxe de casa da minha avó, para me dar sorte na cozinha.
Etiquetas:
doce
10 de novembro de 2011
Torta de Peixe
Olá amigos,
Espero encontrar-vos bem.
Não dou noticias a muito tempo eu sei... primeiro fiquei em pânico quando vi os dias da licença de maternidade chegarem ao fim quis aproveitar cada momento, passear, brincar, beijar, mimar a pequena. Depois chegaram as férias o tempo para a família. E depois......o pior a Sofia foi para a escolinha com 6 mesistos apenas, coração apertado de mãe andou muito abatido. Lá na minha terra as crianças ficavam com os avós, era bem mais fácil, mas dizem que não se pode ter tudo, e eu não me vou queixar.
A adaptação até tem sido boa não fossem os vírus, que quando chegam tocam a todos cá em casa, 2 meses de escola 1 mês em casa. Já me tinham falado desta estatística mas eu não acreditava!!
Pelo meio tivemos um casamento cheio de emoções, foi um dia lindo o 'Love Day'.
Aproveitando uma passagem da D.Cidalia pelo Porto lá pedi: Mamã faz a Torta de Peixe!! E assim foi Torta de Peixe no Porto. Confesso que no Alentejo sabe melhor.....mas isso já se sabe são coisas do coração.
Beijinhos
Sandra
P.S Não há fim de semana em Portalegre sem Torta de Peixe
Espero encontrar-vos bem.
Não dou noticias a muito tempo eu sei... primeiro fiquei em pânico quando vi os dias da licença de maternidade chegarem ao fim quis aproveitar cada momento, passear, brincar, beijar, mimar a pequena. Depois chegaram as férias o tempo para a família. E depois......o pior a Sofia foi para a escolinha com 6 mesistos apenas, coração apertado de mãe andou muito abatido. Lá na minha terra as crianças ficavam com os avós, era bem mais fácil, mas dizem que não se pode ter tudo, e eu não me vou queixar.
A adaptação até tem sido boa não fossem os vírus, que quando chegam tocam a todos cá em casa, 2 meses de escola 1 mês em casa. Já me tinham falado desta estatística mas eu não acreditava!!
Pelo meio tivemos um casamento cheio de emoções, foi um dia lindo o 'Love Day'.
Aproveitando uma passagem da D.Cidalia pelo Porto lá pedi: Mamã faz a Torta de Peixe!! E assim foi Torta de Peixe no Porto. Confesso que no Alentejo sabe melhor.....mas isso já se sabe são coisas do coração.
Beijinhos
Sandra
P.S Não há fim de semana em Portalegre sem Torta de Peixe
Para o Recheio
4 lombos de pescada
2 colheres de farinha
1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada finamente
salsa picada (opcional)
sal
Refogar a cebola no azeite até alourar.
Juntar os lombos de pescada previamente cozidos e limpos de espinhas e pele.
Juntar o leite e a farinha deixar até engrossar
Adicionar o sal e a salsa picada
Reservar.
Para massa:
1 chávena de farinha
1 chávena de leite
3 gemas
3 claras em castelo
Juntar o leite com a farinha, adicionar depois as gemas e as claras em castelo.
Levar ao forno previamente aquecido a 180ªC , num tabuleiro rectangular untado com manteiga, durante 20-25 minutos
Untar com o recheio e enrolar.
Acompanha com molho de tomate e Couve Flor.
Etiquetas:
Peixe
26 de julho de 2011
Gelado de Toblerone
A minha vida anda tão docinha que só me dá para isto...
É mesmo um extravagância este gelado, e não precisam de máquina de gelado para o fazer...
Para este gelado precisamso de:
3 ovos
300gr de açúcar em po
200ml de natas
200gr de toblerone
Bater as claras em castelo, adicionar 100g de açúcar em pó e bater mais um pouco.
Adicionar as claras e o açúcar as 3 gemas previamente batidas.
Bater as natas com restante açúcar em pó (200gr).
Juntar as duas misturas.
Cortar 200gr de Toblerone e adicionar.
Levar o congelador em forma rectangular (usei de silicone), pelo menos 8 horas..
Receita adaptada do blog:http://thestonesoup.com
não descansei enquanto não o fiz, o meu foi feito com ovos do Alentejo, ficou mais amarelinho!!
Etiquetas:
gelados
Subscrever:
Mensagens (Atom)





