15 de fevereiro de 2012

Mini tartes de limão e merengue....em 15 minutos!


Quando vi este post neste blog que adoro, porque é descomplicado, tem boas sugestões e é bonito, achei logo boa opção para o Dia dos Namorados !!
Tarte  de merengue de limão em 15 minutos???

O meu querido marido não tem culpa da minha Detox,e no dia dos Namorados é obrigatório fazer um agradinho. Normalmente escolho qualquer coida de chocolate, mas ontem foi mesmo de limão...mas  docinho, docinho.
Talvez não tenha demorado 15 minutos mas sim 20minuitos, 10 dos quais no forno. O resultado é excelente!! Estou super fã desta receita.


100g de bolachas (usei de aveia, estou com vontade de experimentar as de gengibre do Ikea)
3 ovos
1 lata de leite condensado
raspa de 1 limão
1/2 chávena de sumo de limão
55gr de açúcar em pó

Aquecer o forno a  180C . Num tabuleiro de muffins colocar 8 formas de papel.
No processador, migar as bolachas e dividir pelas formas  .
Juntar as gemas de ovos batidas com o leite condensado a raspa de limão e o sumo de limão*,colocar a mistura nas formas.
Bater as claras em castelo e juntar o açúcar até ficarem firmes.
Com uma colher colocar no topo.
Vai ao forno durante 10 minutos até ficarem dourados

*eu até podia ficar por aqui esta mistura é deliciosa e a consistência óptima, eu diria que é como um lemon curd instantâneo.

E agora até 14 de Fevereiro de 2013 toca a namorar!!

10 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja e Canela


Foi assim em jeito de despedida que fiz o Bolo de Laranja e Canela que é este mês a capa da minha revistinha mais linda.

Para completar a festa fiz também o chocolate quente versão Sabores de Canela e Versão No Soup for You. 
É assim bem consoladinha que entro numa de 21 dias de Detox vou contar tudo lá no Manga&Papaia.

Para este bolo precisamos de:

200g de açucar
4 ovos
250 de manteiga amolecida
1 laranja
280g de farinha
1 colher de café de fermento
 80g de amendoa moida
1 colher de café de canela
1 colher de café de bauninha em pó

Calda
1 laranja
150gde açúcar em pó
50g de manteiga


Pré aquecer o forno a 180ºC, forrar uma forma rectangular com papel vegetal.
Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura leve, juntar a raspa e o sumo de uma laranja.
Juntar a farinha peneirada com o fermento, as amêndoas moídase as especiarias e uma pitada de sal.
Cozer durante cerca de 50 mint.
Entretanto preparar a calda. Levar a lume brando o sumo de laranja com a raspa da mesma , o açúcar em pó e a manteiga deixar ferver 3 minutos.

Deitar a calda enquanto o bolo ainda está quente.

É um delicioso bolo de fim de semana.


30 de janeiro de 2012

Tarte de Acelga, Requeijão, Mel e Noz


Os fins de semana passam a correr, chegamos todos a segunda feira muito cansados. A pequena gosta de festa, pessoas, passeio e nós aproveitamos para lhe fazer a vontade aahaha Ou seja não paramos, e agora que está quase a dar os primeiros passinhos, requere atenção permanente.


Por isso esta sugestão é para aqueles fins de semana em que  o tempo na cozinha é limitado. As tartes são sempre uma boa opção. Adoro esta !!


300g de acelga
1 requeijão
1 embalagem de massa folhada
1 gema de ovo
2 dentes de alho
2 colheres de sopa azeite 
1 fio de azeite mel
nozes tostadas  a gosto

Cozer a acelga (15mint). Saltear em azeite e alho.
Levar ao forno a massa folhada com as acelgas salteadas e o requeijão partido aos bocados.Cozer de acordo com as instruções da massa.
Regar com mel e nozes previamente tostadas.


22 de janeiro de 2012

Farinha de Aveia como usar



Não sei se também vos acontece mas eu aqui na 'cozinha' publico as receitas que mais gosto, estas que faço muitas muitas vezes.....e por vezes vou alterando e até acho que chego a um melhor resultado. Por isso vou começar a publicar alguns posts sobre os meus ingredientes favoritos estes que eu acho que fazem a diferença e que tornam tudo muiiiito melhor.

Hoje é a vez da Farinha de Aveia!

Uso a farinha de aveia em alternativa a farinha normal de trigo. Para não falar dos seus benefícios novamente digo apenas que é muito saborosa e fica óptima nos queques, bolachas,  bolos especialmente os de fruta, crumble.... A regra nos bolos e bolachas é começar a usar 50/50 Farinha de trigo Farinha de aveia,  depois  ir adicionando  cada vez mais aveia até ao ponto em que ficam perfeitas.....

As receitas onde uso a farinha de aveia:
http://cozinhasemavental.blogspot.com/2011/07/bolo-de-mirtilo.html
http://cozinhasemavental.blogspot.com/2010/07/muffins-de-aveia-com-maca-e-mirtilo.html
http://cozinhasemavental.blogspot.com/2011/01/crumble-de-pera-e-mirtilo.html
http://www.cozinhasemavental.blogspot.com/2010/02/cup-cakes-de-limao-e-amendoa.html
http://www.cozinhasemavental.blogspot.com/2010/05/cup-cakes-de-groselha-e-lemon-curd.html
http://cozinhasemavental.blogspot.com/2010/03/bolachas-de-chocolate-e-laranja.html


18 de janeiro de 2012

Frango marinado em molho de soja com mel e amêndoas






Relativamente a esta receita está tudo dito....É fácil deliciosa e tornou-se uma das mais repetidas dos últimos tempos.
Durante anos não comi carne, depois quando comecei a pensar engravidar lá fui introduzindo a carne (não precisava mas fiquei mais descansada assim...). Claro que descobri que já não sabia cozinhar carne, comecei pelo frango, as minhas variações favoritas são Nuggets de Frango, Frango assado e Frango à Chinês (que é este).

Para 2 pessoas:

2 peitos de frango
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel (ou Agave)
amêndoa a gosto (eu gosto de muita!)

Numa frigideira torrar ligeiramente a amêndoa.
Marinar o frango cortado aos quadrados no molho de soja durante 20 minutos.
Aquecer o azeite na frigideira e cozinhar o frango previamente marinado, no final adicionar o mel.
Juntar as amêndoas.


Esta semana a pequena já adormeceu melhor, vou rezar para que assim continue, tenho um monte de receitas novas para experimentar. E para ser sincera acho que ainda não fiz nenhuma receita dos maravilhosos livros de 2011!! Logo logo a pequena vai começar a comer e tenho de estar preparada.