19 de março de 2012

Bolo de Banana


Adoro Banana Bread, normalmente gosto de receitas com algumas especiarias como noz moscada, gengibre ou cravinho. Mas desta vez o bolo foi também para a  pequena e por isso procurei uma receita mais simples.

A receita é do livro 'Give me something good to eat' da Tamra Davis. Eu já era fã quando só ainda sonhava em ser mãe, agora então sou super fã!! Quem não conhece aconselho uma visitinha aqui ( pena que já acabou, mas continuo a consultar os antigos).Não faltam sugestões para os pequenos e para fazer com os pequenos! Tem sempre muito cuidado com os ingredientes que usa, procurando sempre opções saudáveis.

Esta acabou por ser a melhor receita de Banana Bread que já fiz, o bolo fica muito fofo nada pesado, e nada melhor para aproveitar as bananas maduras que acabamos sempre por ter.

Para este bolo precisamos de:
2 ovos
3/4 de chávena de açúcar (usei amarelo)
4 bananas esmagadas
1/3 de chávena de sumo de maçã
1/3 de chávena de manteiga derretida
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 3/4 de farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal


Pré aquecer o forno a 180ºC
Numa batedeira, juntar os ovos com o açúcar,e bater até ficar bem incorporado, depois as bananas esmagadas,o sumo de maçã a manteiga e por fim o extracto de baunilha .
Separadamente juntar os ingredientes secos: farinha fermento e sal. E incorpora.
Vai ao forno durante 1 hora.

Depois der dado um bocadinho a pequena ela deu-me um abracinho daqueles  bem queridinhos. Eu não podia ter ficado mais feliz!!


Depois ás escondidas cometi este pecado....fica ainda melhor....


8 de março de 2012

Bolachas de Smarties ou.... as melhores Chip Cookies

O título original desta receita é: 'As melhores chip cookies de chocolate' e faz parte do primeiro livro da Mafalda Pinto Leite.
Nos anos da pequena resolvi fazer a versão smarties para oferecer ás crianças, e ainda bem, porque houve que me confidenciasse que tinha uma caixinha de bolachas vazia em casa. As crianças são demais!!!A caixinha que eu lhe dei com bolachas está vazia, como pode isto acontecer.....andas distraída tia Sandra!

Por isso aqui fica a receita (mesmo não tendo uma foto a altura) para que a minha amiga M. Possa fazer sempre as bolachinhas e encher a caixinha.

Fiquei super admirada com a cor dos mini smarties.....têm cores mesmo giras.



para estas bolachinhas precisamos de:

110g de manteiga a temperatura ambiente
3/4 de chávena de açúcar castanho
1/2 chávena + 1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal fino
1 1/4 de chávena + 3 colheres de sopa de farinha sem fermento
1/2 colher de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de fermento em pó
smarties a gosto (usei mini smarties), pode fazer também com 220g de chocolate ralado

Numa tigela  grande, bater a manteiga e os açúcares por 1 minuto, adicionar o ovo, a abaunilha e o sal. Mistura, peneirar a farinha com o fermento e o bicarbonato e bater delicadamente com a colher de pau. Colocar no frigorifico a endurecer.

Aquecer o forno a 180ºC, forra o tabuleiro com papel vegetal, formar com a ajuda da colher bolas de massa com algum espaço entre elas, assar entre 10-16 minutos.





* quando se usa chocolate ralado, deve-se juntar antes de ira ao frigorífico. No caso dos smarties, moldei a massa depois de endurecer e coloquei os smarties no fim.


1 de março de 2012

Bolo de Aniversário... uma Flagrante Delícia


Tenho algumas fotos do meu primeiro aniversário no meu álbum de família, coma grande festa com todos os tios e primos, a família era grande, desde muito pequena que achava lindo ter tido uma festa tão grande no meu primeiro aniversário.
Gostaria de ter tido uma festa grande no aniversário da pequena não foi uma festa grande mas foi...uma grande festa. Nestas alturas tenho pena de duas coisas de ter a família longe e de não ter a 'casa da serra' aqui ao lado.
Desta vez vieram os amigos de longe e de perto da família da Covilhã, foi a minha família durante 5 anos, e a amizade essa fica para a vida e cada vez que nos encontramos temos aquela sensação que só se tem com as amizades do coração, parece que foi ontem que estivemos juntas. E já passaram alguns aninhos ai pois é......
Lindo foi ver a pequena brincar com os 'novos amigos', e como ela gosta de brincar! Lindo foi ver a ternura dos amigos para com a pequena, lindo foi que tivessem vindo todos ou quase todos!

O bolo de aniversário feito pela mãe Sandra foi uma repetição, o Bolo de aniversário da Leonor Sousa Bastos. Durante o período de preparação da festa a Flagrante Delicia esteve com problemas, fiquei desesperada, pedi ajuda e a Leonor e o Miguel prontamente me enviaram a receita. Fiquei mesmo, mesmo feliz!!
Este bolo é uma maravilhosos, o creme pasteleiro é divinal (até para comer ás colheres)
a receita tal e qual está no Blog Flagrante Delicia é a seguinte:

Bolo de fécula
8 ovos
250 g de açúcar
160 g de fécula de batata

Creme pasteleiro
400 ml de natas
600 ml de leite
6 gemas
200 g de açúcar
80 g de amido de milho
Casca de limão
125 g de coco ralado

Bolo de fécula
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro.
Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas.
Bater as claras em castelo.
Misturar um 1/3 das claras nas gemas, batendo até que esteja homogéneo.
Misturar as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula.
Peneirar a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Dividir a massa pelas duas formas e cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria antes de deseformar.

Creme pasteleiro
Misturar o açúcar com o amído de milho, um pouco de leite e as gemas.
Misturar o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao lume até ferver.
Verter sobre a primeira mistura, mexendo bem e levar de novo ao lume, mexendo regularmente até ferver e engrossar.
Retirar do lume, colocar o creme numa taça e tapar com película aderente, colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à superfície. Refrigerar até arrefecer. *
Antes de usar o creme, bater novamente.
Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e colocar a outra metade por cima.
Cobrir completamente o bolo com o creme e cobrir com coco ralado.
*para que o creme arrefeça mais depressa, pode colocar-se numa taça dentro de um banho-maria de água com gelo e bater até arrefecer completamente.

nota: atenção ao tempo de cozedura dependendo do forno pode ser um pouco mais, no meu são 30 minutos, mas deve ser retirado quando assim que estiver o palito seco.

***foto gentilmente cedida pela Tia C. A mãe Sandra não teve mesmo tempo para fotos!!


15 de fevereiro de 2012

Mini tartes de limão e merengue....em 15 minutos!


Quando vi este post neste blog que adoro, porque é descomplicado, tem boas sugestões e é bonito, achei logo boa opção para o Dia dos Namorados !!
Tarte  de merengue de limão em 15 minutos???

O meu querido marido não tem culpa da minha Detox,e no dia dos Namorados é obrigatório fazer um agradinho. Normalmente escolho qualquer coida de chocolate, mas ontem foi mesmo de limão...mas  docinho, docinho.
Talvez não tenha demorado 15 minutos mas sim 20minuitos, 10 dos quais no forno. O resultado é excelente!! Estou super fã desta receita.


100g de bolachas (usei de aveia, estou com vontade de experimentar as de gengibre do Ikea)
3 ovos
1 lata de leite condensado
raspa de 1 limão
1/2 chávena de sumo de limão
55gr de açúcar em pó

Aquecer o forno a  180C . Num tabuleiro de muffins colocar 8 formas de papel.
No processador, migar as bolachas e dividir pelas formas  .
Juntar as gemas de ovos batidas com o leite condensado a raspa de limão e o sumo de limão*,colocar a mistura nas formas.
Bater as claras em castelo e juntar o açúcar até ficarem firmes.
Com uma colher colocar no topo.
Vai ao forno durante 10 minutos até ficarem dourados

*eu até podia ficar por aqui esta mistura é deliciosa e a consistência óptima, eu diria que é como um lemon curd instantâneo.

E agora até 14 de Fevereiro de 2013 toca a namorar!!

10 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja e Canela


Foi assim em jeito de despedida que fiz o Bolo de Laranja e Canela que é este mês a capa da minha revistinha mais linda.

Para completar a festa fiz também o chocolate quente versão Sabores de Canela e Versão No Soup for You. 
É assim bem consoladinha que entro numa de 21 dias de Detox vou contar tudo lá no Manga&Papaia.

Para este bolo precisamos de:

200g de açucar
4 ovos
250 de manteiga amolecida
1 laranja
280g de farinha
1 colher de café de fermento
 80g de amendoa moida
1 colher de café de canela
1 colher de café de bauninha em pó

Calda
1 laranja
150gde açúcar em pó
50g de manteiga


Pré aquecer o forno a 180ºC, forrar uma forma rectangular com papel vegetal.
Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura leve, juntar a raspa e o sumo de uma laranja.
Juntar a farinha peneirada com o fermento, as amêndoas moídase as especiarias e uma pitada de sal.
Cozer durante cerca de 50 mint.
Entretanto preparar a calda. Levar a lume brando o sumo de laranja com a raspa da mesma , o açúcar em pó e a manteiga deixar ferver 3 minutos.

Deitar a calda enquanto o bolo ainda está quente.

É um delicioso bolo de fim de semana.