Tenho algumas fotos do meu primeiro aniversário no meu álbum de família, coma grande festa com todos os tios e primos, a família era grande, desde muito pequena que achava lindo ter tido uma festa tão grande no meu primeiro aniversário.
Gostaria de ter tido uma festa grande no aniversário da pequena não foi uma festa grande mas foi...uma grande festa. Nestas alturas tenho pena de duas coisas de ter a família longe e de não ter a 'casa da serra' aqui ao lado.
Desta vez vieram os amigos de longe e de perto da família da Covilhã, foi a minha família durante 5 anos, e a amizade essa fica para a vida e cada vez que nos encontramos temos aquela sensação que só se tem com as amizades do coração, parece que foi ontem que estivemos juntas. E já passaram alguns aninhos ai pois é......
Lindo foi ver a pequena brincar com os 'novos amigos', e como ela gosta de brincar! Lindo foi ver a ternura dos amigos para com a pequena, lindo foi que tivessem vindo todos ou quase todos!
O bolo de aniversário feito pela mãe Sandra foi uma repetição, o
Bolo de aniversário da Leonor Sousa Bastos. Durante o período de preparação da festa a Flagrante Delicia esteve com problemas, fiquei desesperada, pedi ajuda e a Leonor e o Miguel prontamente me enviaram a receita. Fiquei mesmo, mesmo feliz!!
Este bolo é uma maravilhosos, o creme pasteleiro é divinal (até para comer ás colheres)
a receita tal e qual está no Blog Flagrante
Delicia é a seguinte:
Bolo de
fécula
8 ovos
250 g de açúcar
160 g de fécula de batata
Creme pasteleiro
400 ml de natas
600 ml de leite
6 gemas
200 g de açúcar
80 g de amido de milho
Casca de limão
125 g de coco ralado
Bolo de fécula
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal duas formas com cerca de
22 cm de diâmetro.
Bater as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham
triplicado de volume e estejam esbranquiçadas.
Bater as claras em castelo.
Misturar um 1/3 das claras nas gemas,
batendo até que esteja homogéneo.
Misturar as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula.
Peneirar a fécula sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Dividir a massa pelas duas formas e cozer durante cerca de 15-20 minutos ou até
que um palito inserido no centro do bolo saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de pastelaria
antes de deseformar.
Creme pasteleiro
Misturar o açúcar com o amído de milho, um pouco de leite e as gemas.
Misturar o restante leite com a nata e a casca de limão, num tacho, e levar ao
lume até ferver.
Verter sobre a primeira mistura, mexendo bem e levar de novo ao lume, mexendo
regularmente até ferver e engrossar.
Retirar do lume, colocar o creme numa taça e tapar com película aderente,
colocando a película “colada” ao creme para evitar que se forme uma crosta à
superfície. Refrigerar até arrefecer. *
Antes de usar o creme, bater novamente.
Colocar uma metade de bolo num prato, espalhar por cima uma porção de creme e
colocar a outra metade por cima.
Cobrir completamente o bolo com o creme e cobrir com coco ralado.
*para que o creme arrefeça mais
depressa, pode colocar-se numa taça dentro de um banho-maria de água com gelo e
bater até arrefecer completamente.
nota: atenção ao tempo de cozedura dependendo do forno pode ser um pouco mais, no meu são 30 minutos, mas deve ser retirado quando assim que estiver o palito seco.
***foto gentilmente cedida pela Tia C. A mãe Sandra não teve mesmo tempo para fotos!!