7 de junho de 2012

Suflê de Peixe ou Queijo


Depois de tanto tempo.. volto com um Suflê de Peixe, uma vitória recente. Sempre pensei que Suflê não seria para mim, que iria baixar assim que saísse do forno, que ia ser  a maior desilusão no fundo que seria só para donas de casa perfeitas etc....mas não....
Recebi o ano passado o livro 'Escola de cozinha_Ovos e Queijos' do Círculo de Leitores, oferecido pela mamã pois claro!! Confesso que nunca compraria este livro, não tem fotos bonitas parece à primeira vista um livro tipo 'cozinha para totós', mas  não, as receitas são mesmo boas. 
Voltando ao Suflê................ sem medo meninas, esta receita é à  prova de quase tudo (até já fiz com Bechamel do Continente e não ficou nada mau, claro não é a mesma coisa).

para este Suflê  precisamos de:

150g  pescada cozida ( uso 4 postas de lombos de pescada congelados), ou 150g de queijo.
4 ovos
40cl de leite
60g de manteiga
40g de farinha

Antes de preparar a massa untar a forma (ou formas individuais) que vamos usar com manteiga, cozer e desfiar o peixe, ou ralar o queijo.
Preparar 50 cl de molho bechamel, derreter a manteiga e adicionar a farinha , cozer durante 2 minutos mexendo sempre com a vara de arames, quando o creme estiver dourado juntar o leite e mexer durante 20 minutos (normalmente não vou além dos 15 minutos). Juntar sal e noz moscada, o peixe ou o queijo, e as gemas batidas.
Bater as claras em castelo com um pouco de sal e envolver na mistura .
Deitar na forma previamente untada e cozer no forno a 180ºC durante 35-40 minutos. Se cozer em pequenas formas 15- 20 minutos.
Gosto de acompanhar com alho francês, cozinhado com manteiga.

Quanto a minha ausência do blog, deve-se claro está à falta de tempo para publicar, e à dedicação quase permanente a minha Baby Sophie que está cada dia mais encantadora e irresistível. Não prometo mas tenho o desejo de voltar ás publicações semanais vamos ver se consigo. 
Até breve!!!


16 de abril de 2012

Mini Pavlova de Chocolate




A primeira vez que fiz uma fornada destas mini Pavlovas de Chocolate ia tendo uma coisinha má....é que são mesmo irresistíveis.....
As claras abunda cá em casa agora que faço leite creme uma vez por semana. Vou congelando e guardando para fazer suspiros e Pavlovas. Andava com vontade de fazer mini Pavlovas mas decidi fazer de chocolate, pois tinha visto este Post neste Blog incrível e não me saia da cabeça esta ideia. 

Assim nasceram estas maravilhas que ficam crocantes por fora e com consistência tipo mousse fofa por dentro. Meninas é dos Deuses.....




Decidi fazer então fazer o mesmo procedimento da Pavlova e juntar  cacau no final, substituir o vinagre por vinagre balsâmico: 

4 claras
16 colheres de açúcar
1 colher de sopa de maizena
2 colher de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de cacau em pó
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de açúcar
framboesas

Aquecer o forno a 180ºC.Bater as claras em castelo até ficarem firmes. Juntar o açúcar e bater novamente durante 2 minutos.
Juntar a maizena o vinagre  envolver com uma espátula.Por fim juntar 4 colheres de sopa de cacau em pó.
Num tabuleiro colocar uma folha de papel  vegetal untada com um pouco de óleo, dividir as claras em 6.Baixar a a temperatura do forno para 140ºC, colocar o tabuleiro. Deixar durante 45 minutos.
Bater as natas com as duas colheres de açúcar. Juntar framboesas.

Ontem tirei finalmente as fotos com a minha máquina e não com o iphone....soube bem!!E depois a Verinha juntou as fotos, obrigada maninha!

29 de março de 2012

Mini Vol-au-Vents de Pesto/Tomate e Queijo Creme/Salmão

A primeira vez que vi esta ideia foi no blog da  querida Babette.
Fiquei logo a pesar neles, mas como tudo tem o seu tempo foi agora na festa da pequena que a ideia foi posta em pratica. Não podia ter ficado mais satisfeita com o resultado, voaram.....



Fiz  2 versões: Pesto com tomate Cherry
Queijo creme com Salmão

Os folhados são cada vez mais fáceis de encontrar, até no Continente já há.
Na versão Pesto fiz o Pesto a minha moda podem ver aqui, coloquei o tomate por cima.
Na versão Salmão enchi os folhados com queijo creme e enrolei tiras de 1,5cm no topo. Ficaram lindos pareciam pequenas rosas., posso dizer isto porque não fui eu que fiz, foi amiga A. voluntária que chegou da sua viagem directamente para a cozinha.



Finalizar com um salpico de pimenta!!

19 de março de 2012

Bolo de Banana


Adoro Banana Bread, normalmente gosto de receitas com algumas especiarias como noz moscada, gengibre ou cravinho. Mas desta vez o bolo foi também para a  pequena e por isso procurei uma receita mais simples.

A receita é do livro 'Give me something good to eat' da Tamra Davis. Eu já era fã quando só ainda sonhava em ser mãe, agora então sou super fã!! Quem não conhece aconselho uma visitinha aqui ( pena que já acabou, mas continuo a consultar os antigos).Não faltam sugestões para os pequenos e para fazer com os pequenos! Tem sempre muito cuidado com os ingredientes que usa, procurando sempre opções saudáveis.

Esta acabou por ser a melhor receita de Banana Bread que já fiz, o bolo fica muito fofo nada pesado, e nada melhor para aproveitar as bananas maduras que acabamos sempre por ter.

Para este bolo precisamos de:
2 ovos
3/4 de chávena de açúcar (usei amarelo)
4 bananas esmagadas
1/3 de chávena de sumo de maçã
1/3 de chávena de manteiga derretida
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 3/4 de farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal


Pré aquecer o forno a 180ºC
Numa batedeira, juntar os ovos com o açúcar,e bater até ficar bem incorporado, depois as bananas esmagadas,o sumo de maçã a manteiga e por fim o extracto de baunilha .
Separadamente juntar os ingredientes secos: farinha fermento e sal. E incorpora.
Vai ao forno durante 1 hora.

Depois der dado um bocadinho a pequena ela deu-me um abracinho daqueles  bem queridinhos. Eu não podia ter ficado mais feliz!!


Depois ás escondidas cometi este pecado....fica ainda melhor....


8 de março de 2012

Bolachas de Smarties ou.... as melhores Chip Cookies

O título original desta receita é: 'As melhores chip cookies de chocolate' e faz parte do primeiro livro da Mafalda Pinto Leite.
Nos anos da pequena resolvi fazer a versão smarties para oferecer ás crianças, e ainda bem, porque houve que me confidenciasse que tinha uma caixinha de bolachas vazia em casa. As crianças são demais!!!A caixinha que eu lhe dei com bolachas está vazia, como pode isto acontecer.....andas distraída tia Sandra!

Por isso aqui fica a receita (mesmo não tendo uma foto a altura) para que a minha amiga M. Possa fazer sempre as bolachinhas e encher a caixinha.

Fiquei super admirada com a cor dos mini smarties.....têm cores mesmo giras.



para estas bolachinhas precisamos de:

110g de manteiga a temperatura ambiente
3/4 de chávena de açúcar castanho
1/2 chávena + 1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal fino
1 1/4 de chávena + 3 colheres de sopa de farinha sem fermento
1/2 colher de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de fermento em pó
smarties a gosto (usei mini smarties), pode fazer também com 220g de chocolate ralado

Numa tigela  grande, bater a manteiga e os açúcares por 1 minuto, adicionar o ovo, a abaunilha e o sal. Mistura, peneirar a farinha com o fermento e o bicarbonato e bater delicadamente com a colher de pau. Colocar no frigorifico a endurecer.

Aquecer o forno a 180ºC, forra o tabuleiro com papel vegetal, formar com a ajuda da colher bolas de massa com algum espaço entre elas, assar entre 10-16 minutos.





* quando se usa chocolate ralado, deve-se juntar antes de ira ao frigorífico. No caso dos smarties, moldei a massa depois de endurecer e coloquei os smarties no fim.