22 de julho de 2012

Pickles de rabanete



A verdade é que tem sido difícil publicar regularmente no blog, mas sempre que posso cá estou eu.
Desta vez rabanetes, são óptimos para misturar em quase todas a saladas, acabem sempre por dar aquele 'crunch' que é tão agradável. Mas o Sr. meu marido é viciado, andei a investigar o que mais poderia fazer com eles, foi assim que encontrei a recomendação do Francisco Varatojo no livro 'Mente sã corpo são'
Segundando o autor são, descongestionantes do fígado e da vesícula, ajudam a reduzir o colesterol e a eliminar a proteína animal.Os pickles devem ser consumidos no final da refeição antes da sobremesa para facilitar a digestão.



Pickles rápidos de Shoyu
Cortar as rodelas pequenas raizes ou vegetais redondos.
Cobrir com uma mistura de 1 parte de Shoyu e 2 partes de água. Após 2 a 3 horas retirar os vegetais do liquido e consumir.


Pickles de Shoyu
Cortar as rodelas pequenas raízes ou vegetais redondos.
Cobrir com uma mistura de 1 parte de Shoyu e 2 partes de água. Guardar em local fresco 2 a 3 dias e depois refrigerar, consumir nos 3 a 5 dias seguintes.




29 de junho de 2012

Leite Creme para a pequena



e não só.....
Em minha casa somos mais de Arroz Doce do que de leite creme, mas desde que estou no Porto não resisto lhe resisto. Experimento em todos os restaurantes tradicionais onde passo, normalmente é uma óptima opção..
Só agora que o Pediatra me recomendou fazer leite creme para a Sofia é que me aventurei. Como não há nenhuma receita na família fiz o que a minha avó faz nestas situações, fui buscar ajuda á Maria de Lurdes Modesto.

Para 3 pratos de sobremesa de leite creme precisamos de:

500ml de leite gordo
4 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha sem fermento (ou farinha maisena)
1 pau de canela
1 raspa de casca de limão
açúcar amarelo q.b

Deixar o leite ferver com a canela e a raspa de limão.
Bater as gemas com o açúcar, adicionar a farinha e misturar até ficar homogéneo.
Assim que o leite começar a ferver juntar a mistura dos ovos e bater sempre com vara de arames, assim que engrossar retira do lume.

Servir, se desejar queimar com açúcar, peneire duas colheres de açúcar amarelo em cada prato e queime. Eu uso a técnica do maçarico, funciona muito bem!!



Congelo as claras para fazer estas coisas maravilhosas: Suspiros, Pavlovas, Mini Pavlovas
Mais uma vez fotos iphone!!

19 de junho de 2012

Gelado de Manga ou Framboesa super light



Sim acordei para a vida e estamos em Junho, tenho de perder 4 quilos em 2 meses. Louca??? Um pouco mas ia ser uma grande vitória. Não posso dizer que a culpa foi da gravidez, não foi!! Mas claro é cada vez mais difícil perder aqueles quilos que se ganham num fim de semana de férias ou no Alentejo... um aqui outro ali..o resultado não é nada bom. Também não vou comer só alface a maçã que eu não nasci para isso. Tenho de puxar pela imaginação, e valer-me das receitas dos amigos iluminados como é o caso do Jamie. O livro 30 minutos tem esta sugestão que é magnifica. Aqui fica a minha adaptação das 2 receitas

500gr de fruta congelada (manga ou framboesa)
250gr de iogurte grego
3 colheres de mel ( ou geleia de milho)


Colocar tudo no processador e... já está! Servir com flocos de chocolate negro,para quem não está de castigo.

7 de junho de 2012

Suflê de Peixe ou Queijo


Depois de tanto tempo.. volto com um Suflê de Peixe, uma vitória recente. Sempre pensei que Suflê não seria para mim, que iria baixar assim que saísse do forno, que ia ser  a maior desilusão no fundo que seria só para donas de casa perfeitas etc....mas não....
Recebi o ano passado o livro 'Escola de cozinha_Ovos e Queijos' do Círculo de Leitores, oferecido pela mamã pois claro!! Confesso que nunca compraria este livro, não tem fotos bonitas parece à primeira vista um livro tipo 'cozinha para totós', mas  não, as receitas são mesmo boas. 
Voltando ao Suflê................ sem medo meninas, esta receita é à  prova de quase tudo (até já fiz com Bechamel do Continente e não ficou nada mau, claro não é a mesma coisa).

para este Suflê  precisamos de:

150g  pescada cozida ( uso 4 postas de lombos de pescada congelados), ou 150g de queijo.
4 ovos
40cl de leite
60g de manteiga
40g de farinha

Antes de preparar a massa untar a forma (ou formas individuais) que vamos usar com manteiga, cozer e desfiar o peixe, ou ralar o queijo.
Preparar 50 cl de molho bechamel, derreter a manteiga e adicionar a farinha , cozer durante 2 minutos mexendo sempre com a vara de arames, quando o creme estiver dourado juntar o leite e mexer durante 20 minutos (normalmente não vou além dos 15 minutos). Juntar sal e noz moscada, o peixe ou o queijo, e as gemas batidas.
Bater as claras em castelo com um pouco de sal e envolver na mistura .
Deitar na forma previamente untada e cozer no forno a 180ºC durante 35-40 minutos. Se cozer em pequenas formas 15- 20 minutos.
Gosto de acompanhar com alho francês, cozinhado com manteiga.

Quanto a minha ausência do blog, deve-se claro está à falta de tempo para publicar, e à dedicação quase permanente a minha Baby Sophie que está cada dia mais encantadora e irresistível. Não prometo mas tenho o desejo de voltar ás publicações semanais vamos ver se consigo. 
Até breve!!!


16 de abril de 2012

Mini Pavlova de Chocolate




A primeira vez que fiz uma fornada destas mini Pavlovas de Chocolate ia tendo uma coisinha má....é que são mesmo irresistíveis.....
As claras abunda cá em casa agora que faço leite creme uma vez por semana. Vou congelando e guardando para fazer suspiros e Pavlovas. Andava com vontade de fazer mini Pavlovas mas decidi fazer de chocolate, pois tinha visto este Post neste Blog incrível e não me saia da cabeça esta ideia. 

Assim nasceram estas maravilhas que ficam crocantes por fora e com consistência tipo mousse fofa por dentro. Meninas é dos Deuses.....




Decidi fazer então fazer o mesmo procedimento da Pavlova e juntar  cacau no final, substituir o vinagre por vinagre balsâmico: 

4 claras
16 colheres de açúcar
1 colher de sopa de maizena
2 colher de sopa de vinagre balsâmico
3 colheres de cacau em pó
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de açúcar
framboesas

Aquecer o forno a 180ºC.Bater as claras em castelo até ficarem firmes. Juntar o açúcar e bater novamente durante 2 minutos.
Juntar a maizena o vinagre  envolver com uma espátula.Por fim juntar 4 colheres de sopa de cacau em pó.
Num tabuleiro colocar uma folha de papel  vegetal untada com um pouco de óleo, dividir as claras em 6.Baixar a a temperatura do forno para 140ºC, colocar o tabuleiro. Deixar durante 45 minutos.
Bater as natas com as duas colheres de açúcar. Juntar framboesas.

Ontem tirei finalmente as fotos com a minha máquina e não com o iphone....soube bem!!E depois a Verinha juntou as fotos, obrigada maninha!