3 de outubro de 2012

Crackly Banana Bread com Millet



Era o destino, este fim de seamana tinha de fazer 'Banana Bread' .
Já se sabe em casa onde há garotos há bananas onde há bananas há sempre bananas que 'passam o ponto'.

Pois este fim de semana enquanto eu olhava para as 3 bananas já passadas e tristes no fruteiro vi esta receita neste Blog,
adaptei aos ingredientes que tinha em casa, e adorei o resultado. Ainda por cima é fácil de fazer e não se suja muita loiça porque se vai adicionando no mesmo recipiente todos os ingredientes (mesmo o que eu preciso)

O millet dá a este bolo o 'crunch' que torna esta receita especial.

Para este bolo precisamos de:

3 bananas
1 ovo
80 ml azeite
65 grs açúcar amarelo
50 ml mel
5 ml extracto de baunilha
5 gr fermento
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1 pitada de sal e de cravinho moído
180 grs de farinha
50 grs de millet ( sem estar cozido)

Aquecer o forno a 180ºC, preparar com manteiga e farinha a forma
Esmagar as bananas, bater um ovo e juntar depois o azeite, o açúcar, e o mel.
Juntar o fermento o sal, a canela, a noz-moscada, o cravinho. Adicionar a farinha e por fim o millet.
Colocar no forno 30-40 mint.

 

25 de setembro de 2012

Salada de Rúcula, Abacate e Lima


O fim de semana passado foi fim de semana de Feira Bio, uma manhã de sábado bem agradável.
Mas de um dia para o outro o Outono virou Inverno e eu não estou preparada para isto!!
Em jeito de protesto aqui fica a minha salada de Verão e afinal não vou dizer adeus ao Verão, vou revive-lo em cada garfada, porque este foi sem duvida um Verão muuuito especial!


Para esta salada precisamos:

1 molho de rúcula selvagem
1/2 abacate
sumo de 1/2 lima ou limão
1 colher de sopa de azeite

Ouvi dizer que o Sol vai voltar a brilhar e a chuva vai parar por uns tempos :)


17 de setembro de 2012

Um Bolo de Aniversário de Chocolate, um blog e um livro



Acreditem, eu continuo a cozinhar! E estou cada vez mais parecida com a minha mãe.
A minha pequena recuperou o apetite estas férias e estou um bocadinho mais motivada, para procurar receitas e experimentar, e ligar a mãe a perguntar: ' Como é que fazias aquele rolo de carne?' Sim de carne, por aqui os hábitos mudaram um pouco e a mamã e o papá já comem carne e tudo....Agora com quase 19 meses a pequena esta cada vez mais crescida, adora ver a mãe a cozinhar e já ajuda, por exemplo a descascar cebolas, tem uma habilidade especial para tirar toda a casca e espalhar por todo o lado e com aquela cara de malandra entregar a cebola a mãe já se casca. Mas travessuras à parte esta bem mais calma a minha bebé grande. Por isso espero a todo o momento voltar a publicar periodicamente mas não posso prometer nada.

Esta semana descobri que a Katie do blog 'What Katie Ate' vai lançar um livro, imagino que seja assim lindo como o blog, que dá gosto só de ver...Lembrei-me que nunca cheguei a partilhar a receita de Bolo de Chocolate que fiz no aniversário do meu mais que tudo. Os Bolos de aniversário não são um tema fácil por isso faço questão de partilhar sempre as boas receitas que vou fazendo nestas ocasiões especiais, o Bolo da Mãe... Bolo da Sofia .
O plano inicial é sempre mandar fazer um Bolo mas depois não tenho coragem, e quero ser eu a fazer..

Aconselho a fazerem o dobro da receita tanto do bolo como da cobertura.

 Para este bolo precisamos de:

1 chávena e 1/4 de farinha com fermento peneirada
1/2 de açúcar em pó
1/2 de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 Chávena de chocolate em pó (de boa qualidade)
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de sopa de compota de mirtilo
3 ovos
1/2 chávena de leite.

para a cobertura e recheio:

170g de chocolate 70% cacau
1 Chávena e 1/4 de manteiga sem sal
1 e 1/4 de açúcar em pó peneirado
1 colher de chá de extracto de baunilha
1/2 de café instantâneo

Juntar numa taça, chocolate em pó, açucares, farinha, extrato de bauninha a manteiga e a compota. Misturar e juntar depois os ovos e o leite ligeiramente batidos, bater até que esteja bem incorporado.
Prepara uma forma de 23 cm com manteiga e papel vegetal. Levar ao forno a 160ªC durante 40 minutos.
Deixar arrefecer e dividir em 3 partes iguais.

 Recheio e cobertura

bater a manteiga com o açúcar até estar bem cremoso. Derreter o chocolate me banho maria, adicionar depois o café e o extracto de baunilha. Incorporar as duas misturas até ficar homogéneo. Barrar as 3 partes e cobrir grosseiramente o bolo, o resultado é bem bonito!

Agora vou ali encomendar o livro..
Uma excelente semana para todos!!!




22 de julho de 2012

Pickles de rabanete



A verdade é que tem sido difícil publicar regularmente no blog, mas sempre que posso cá estou eu.
Desta vez rabanetes, são óptimos para misturar em quase todas a saladas, acabem sempre por dar aquele 'crunch' que é tão agradável. Mas o Sr. meu marido é viciado, andei a investigar o que mais poderia fazer com eles, foi assim que encontrei a recomendação do Francisco Varatojo no livro 'Mente sã corpo são'
Segundando o autor são, descongestionantes do fígado e da vesícula, ajudam a reduzir o colesterol e a eliminar a proteína animal.Os pickles devem ser consumidos no final da refeição antes da sobremesa para facilitar a digestão.



Pickles rápidos de Shoyu
Cortar as rodelas pequenas raizes ou vegetais redondos.
Cobrir com uma mistura de 1 parte de Shoyu e 2 partes de água. Após 2 a 3 horas retirar os vegetais do liquido e consumir.


Pickles de Shoyu
Cortar as rodelas pequenas raízes ou vegetais redondos.
Cobrir com uma mistura de 1 parte de Shoyu e 2 partes de água. Guardar em local fresco 2 a 3 dias e depois refrigerar, consumir nos 3 a 5 dias seguintes.




29 de junho de 2012

Leite Creme para a pequena



e não só.....
Em minha casa somos mais de Arroz Doce do que de leite creme, mas desde que estou no Porto não resisto lhe resisto. Experimento em todos os restaurantes tradicionais onde passo, normalmente é uma óptima opção..
Só agora que o Pediatra me recomendou fazer leite creme para a Sofia é que me aventurei. Como não há nenhuma receita na família fiz o que a minha avó faz nestas situações, fui buscar ajuda á Maria de Lurdes Modesto.

Para 3 pratos de sobremesa de leite creme precisamos de:

500ml de leite gordo
4 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha sem fermento (ou farinha maisena)
1 pau de canela
1 raspa de casca de limão
açúcar amarelo q.b

Deixar o leite ferver com a canela e a raspa de limão.
Bater as gemas com o açúcar, adicionar a farinha e misturar até ficar homogéneo.
Assim que o leite começar a ferver juntar a mistura dos ovos e bater sempre com vara de arames, assim que engrossar retira do lume.

Servir, se desejar queimar com açúcar, peneire duas colheres de açúcar amarelo em cada prato e queime. Eu uso a técnica do maçarico, funciona muito bem!!



Congelo as claras para fazer estas coisas maravilhosas: Suspiros, Pavlovas, Mini Pavlovas
Mais uma vez fotos iphone!!