19 de dezembro de 2012

Bolo de Gengibre fresco com Especiarias

Adoro este Bolo, é bom antes durante e depois das Festas.

Faz agora 2 anos estava ainda grávida com a minha barriguinha linda e redondinha, passei o Natal no Porto. Lembro-me que perguntei no Facebook ao David Lebovitz qual das recitas dele do Livro 'Ready for Dessert' me aconselhava a fazer para o meu Natal Português, e ele respondeu o ' Fresh Ginger Cake', na altura confesso que achei estranho, mas assim fiz. Acreditem é um bolo óptimo para equilibrar os ovos/açúcar que têm as nossas iguarias de Natal, fica fresco e húmido.
Se decidirem fazer este bolo para a noite de Natal podem cobrir com açúcar em pó e desenhar estrelas etc...
O David Lebovitz que é um rapaz que sabe, aconselha acompanhar com natas ou 'lemom curd' ou compota de framboesa e ameixa. Um dia ainda lhe faço a vontade.
Este ano decidi fazer antes do Natal, a casa fica a cheirar maravilhosamente.



Para este bolo precisamos de:

115gr de gengibre fresco, descascado e picado (usei robot de cozinha)
250ml de mel, (sugere melaço na receita original)
200g de açúcar
250ml de oléo vegetal
350g de farinha
1 colher de canela
1/2 colher de cravinho
1/2 colher de pimenta preta
250 ml de água
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos

Aquecer o forno a 180ºC, preparar uma forma de 23 cm com 5cm de altura , untado com manteiga, e forrar com papel vegetal.

Juntar o mel, o açúcar e o óleo, num recipiente grande, mexer bem.
Separadamente misturar a farinha, a canela, o cravinho a pimenta.
Numa caçarola média ferver a água,no final adicionar o fermento. Adicionar à mistura inicial do açúcar adicionar depois o gengibre previamente ralado.
Juntar bem devagar a mistura da farinha e especiarias. Por fim bater e adicionar os ovos.

Levar ao forno durante 50 minutos.
 

Boas Festas para todos os que acompanham a 'Cozinha sem Avental' bem Quentinhas Docinhas com muita Saúde e junto de todos os que mais amam!

20 de novembro de 2012

Marmelada Branca Pantagruel




Todos sabemos que existem 1001 maneiras de fazer bacalhau o que eu não sabia era que existiam 1001 maneiras de fazer marmelada. Cada vez que perguntava qual é a sua receita? a resposta era diferente..
Sem receita de família, nem memória de infância, decidi seguir a receita da Pantagruel, com alguma batota a mistura. O resultado foi tão bom!
Depois pensei em fazer também uma versão marmelada vermelha e geleia, mas desisti depois de descascar os dois primeiros marmelos.

Por isso a minha marmelada é a branca! E vou ter de fazer novamente porque esta já era...

2kg de marmelos
1kg de açúcar

Limpar e lavar bem os marmelos, cozem-se inteiros. Depois de frios retira-se a parte central (deixei a casaca), depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se o açúcar ao lume com água suficiente para dissolver 300ml, quando está quase a chegar ao ponto rebuçado juntam-se os marmelos e mexe-se até arrefecer, deita-se em tigelas.

15 de outubro de 2012

Bolo de Aguardente da Avó Inês

 

Sabem aquele gosto a massa crua, de quando nos deixavam rapar a tigela?
A minha massa crua é massa de Bolo de Aguardente, experimento esse gosto de 'pedacinho de felicidade' e volto á cozinha da Casa da Serra com a minha Avó cada vez que faço este bolo.

E assim foi hoje, talvez por isso o domingo tenha sido tão saboroso...

Para este bolo precisamos de:

4 ovos
150gr de manteiga
1 cálice de aguardente
300g de açúcar
300g de farinha
1 colher de fermento

Aquecer o forno a 180ºC.
Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater as claras em castelo, reservar.
Bater as gemas com o açúcar, deitar a aguardente lentamente, depois a manteiga derretida.
Adicionar a farinha com o fermento, e por fim envolver as claras em castelo.
Gosto de juntar noz e passas no final.
Levar ao forno durante 30-40 mint, desenformar e deixar arrefecer.

Este bolo fica muito bonito, sempre!!

Fiquei a saber recentemente que a receita deste Bolo era da minha Bisavó, a quem sempre chamei Avó Inês, que era mãe do meu querido Avô de quem tenho saudades todos os dias!




 

3 de outubro de 2012

Crackly Banana Bread com Millet



Era o destino, este fim de seamana tinha de fazer 'Banana Bread' .
Já se sabe em casa onde há garotos há bananas onde há bananas há sempre bananas que 'passam o ponto'.

Pois este fim de semana enquanto eu olhava para as 3 bananas já passadas e tristes no fruteiro vi esta receita neste Blog,
adaptei aos ingredientes que tinha em casa, e adorei o resultado. Ainda por cima é fácil de fazer e não se suja muita loiça porque se vai adicionando no mesmo recipiente todos os ingredientes (mesmo o que eu preciso)

O millet dá a este bolo o 'crunch' que torna esta receita especial.

Para este bolo precisamos de:

3 bananas
1 ovo
80 ml azeite
65 grs açúcar amarelo
50 ml mel
5 ml extracto de baunilha
5 gr fermento
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1 pitada de sal e de cravinho moído
180 grs de farinha
50 grs de millet ( sem estar cozido)

Aquecer o forno a 180ºC, preparar com manteiga e farinha a forma
Esmagar as bananas, bater um ovo e juntar depois o azeite, o açúcar, e o mel.
Juntar o fermento o sal, a canela, a noz-moscada, o cravinho. Adicionar a farinha e por fim o millet.
Colocar no forno 30-40 mint.

 

25 de setembro de 2012

Salada de Rúcula, Abacate e Lima


O fim de semana passado foi fim de semana de Feira Bio, uma manhã de sábado bem agradável.
Mas de um dia para o outro o Outono virou Inverno e eu não estou preparada para isto!!
Em jeito de protesto aqui fica a minha salada de Verão e afinal não vou dizer adeus ao Verão, vou revive-lo em cada garfada, porque este foi sem duvida um Verão muuuito especial!


Para esta salada precisamos:

1 molho de rúcula selvagem
1/2 abacate
sumo de 1/2 lima ou limão
1 colher de sopa de azeite

Ouvi dizer que o Sol vai voltar a brilhar e a chuva vai parar por uns tempos :)