Nunca tinha feito tapioca, mas as bolinhas brancas chamaram por mim, até sem ser cozinhada é linda e depois... e depois revela-se, fica transparente com uma textura fantástica, adorei e de certeza que a vão ver mais por aqui.
Tinha visto algumas receitas de tapioca e leite de coco e decidi arriscar, decidi colocar raspa de lima e o resultado não podia ser melhor. O S. ficou deliciado, adoro quando as recitas são aprovadas assim sem nenhum comentário a não ser... está delicioso:
Para 3 tacinhas de tapioca:
400ml de leite de coco
4 colheres de açucar em pó
40 gr de tapioca
raspa de lima
framboesa (opcional eu tinha algumas congeladas)
Numa caçarola misturar o leite de coco com o açúcar e a raspa de lima, levar ao lume, juntar a tapioca e cozinhar durante 30 minutos em lume brando, mexendo e tendo atenção nos últimos 10 minutos, para não colar ao fundo. Verificar se está transparente.
Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
Boa semana para todos!
18 de fevereiro de 2013
31 de janeiro de 2013
Pão integral de cardamomo, ameixa, alperce e arandos
Fazer pão é sempre um prazer, casa fica a cheirar lindamente, e sabe tão bem quando o resultado é positivo. Neste caso o pão ficou fofo por dentro e estaladiço por fora. Adorei!
Como já vos disse ando focada no livro 'Dough', a experimentar todas as massas, comecei pela de azeite, não consegui fotografar (ficará para mais tarde), a integral (a de hoje) e o próximo fim de semana vou experimentar a massa doce.
O bom deste livro é que ensina o método de fazer pão tão bem que nos apetece logo fazer pequenas variações experimentar novas farinhas, frutos, especiarias.
Deixo aqui o video que acompanha o livro e onde podem ver do que estou a falar.
Para este pão precisamos de:
300gr de farinha integral
200 gr de farinha farinha normal
15 grs de fermento fresco
10 gr de sal
1/4 de colher de sobremesa de cardamomo moído
4 colheres de sopa de rum
350ml de água
Ameixa alperce, arandos secos, o que vos apetecer (eu fiz uma mistura com o que tinha em casa)
Demolhar a ameixa no rum durante 1 hora ou de um dia para o outro.
Pré- Aquecer o forno a 250ºC.
Tenho feito o pão com a máquina misturadora segundo o método que aqui aprendi e gosto do resultado.
Misturar as farinhas com o fermento fresco em baixa rotação depois misturar o sal o cardamomo e a água e deixar 2 mint, depois aumentar um nível na rotação e deixar 7 mint, juntar a ameixa demolhada e transferir para uma superfície polvilhada de farinha, fazer uma bola com a massa.
Deixar a massa descansar 1 hora coberto por uma toalha.
Separar a massa em duas e moldar, colocar no tabuleiro de ir ao forno (eu fiz no tabuleiro do forno com papel vegetal), fazer 5 cortes em cada um cobrir novamente com uma toalha e deixar repousar 1 hora (deverá duplicar o volume).
Abrir o forno e borrifar com água, colocar o tabuleiro no interior, baixar a temperatura para 220ºC e deixar durante 30 minutos. Deixar arrefecer numa rede.
E depois........ bem depois quando estiver naquela temperatura ideal fazer um chá de Funcho e aproveitar porque não há nada melhor num dia de chuva!
nota: estas fotos foram tiradas com iphone num dia de muita chuva, este pão é bem mais bonito!
Como já vos disse ando focada no livro 'Dough', a experimentar todas as massas, comecei pela de azeite, não consegui fotografar (ficará para mais tarde), a integral (a de hoje) e o próximo fim de semana vou experimentar a massa doce.
O bom deste livro é que ensina o método de fazer pão tão bem que nos apetece logo fazer pequenas variações experimentar novas farinhas, frutos, especiarias.
Deixo aqui o video que acompanha o livro e onde podem ver do que estou a falar.
Para este pão precisamos de:
300gr de farinha integral
200 gr de farinha farinha normal
15 grs de fermento fresco
10 gr de sal
1/4 de colher de sobremesa de cardamomo moído
4 colheres de sopa de rum
350ml de água
Ameixa alperce, arandos secos, o que vos apetecer (eu fiz uma mistura com o que tinha em casa)
Demolhar a ameixa no rum durante 1 hora ou de um dia para o outro.
Pré- Aquecer o forno a 250ºC.
Tenho feito o pão com a máquina misturadora segundo o método que aqui aprendi e gosto do resultado.
Misturar as farinhas com o fermento fresco em baixa rotação depois misturar o sal o cardamomo e a água e deixar 2 mint, depois aumentar um nível na rotação e deixar 7 mint, juntar a ameixa demolhada e transferir para uma superfície polvilhada de farinha, fazer uma bola com a massa.
Deixar a massa descansar 1 hora coberto por uma toalha.
Separar a massa em duas e moldar, colocar no tabuleiro de ir ao forno (eu fiz no tabuleiro do forno com papel vegetal), fazer 5 cortes em cada um cobrir novamente com uma toalha e deixar repousar 1 hora (deverá duplicar o volume).
Abrir o forno e borrifar com água, colocar o tabuleiro no interior, baixar a temperatura para 220ºC e deixar durante 30 minutos. Deixar arrefecer numa rede.
E depois........ bem depois quando estiver naquela temperatura ideal fazer um chá de Funcho e aproveitar porque não há nada melhor num dia de chuva!
nota: estas fotos foram tiradas com iphone num dia de muita chuva, este pão é bem mais bonito!
16 de janeiro de 2013
Scones quadrados com passas
Uma das minhas resolução de ano novo (para além desta e destas) foi tirar melhor partido daquilo que tenho. Isso inclui os livros de cozinha , revistas etc..Por isso vou-me dedicar em cada mês de 2013 a um tema, este mês ando à volta do pão.
O livro que escolhi foi o 'Dough' de Richard Brtinet', já o tenho a imenso tempo e sabem quantas receitas fiz ZERO, que vergonha ! Mas isto vai acabar!
Por enquanto ainda estou muito tímida com esta coisa da massa mas isto deve-me passar com mais alguma pratica.
A receita que trago hoje é a de scones, apesar de fazer 1001 vezes scones nunca tinha publicado nenhuma receita porque ainda não tinha encontrado nenhuma que me satisfizesse a 100%. Esta não sendo convencional, os scones até são quadrados (lol) é muito boa e tenho a certeza vai surpreender no próximo chá das 5.
Para estes scones precisamos:
600grs de farinha
40gr de fermento em pó
150grs de manteiga
150grs de açúcar
190 ml de leite
190 ml de natas
280grs de passas (usei 200 e acho suficiente)
2 ovos (usei 1)
Aquecer o forno a 220ºC
Juntar numa taça grande a farinha a manteiga, o fermento o açúcar e as passas , até estar completamente misturado.
Bater as natas com o leite e incorpora na mistura anterior.
Polvilhar com farinha a superfície de trabalho e transferir a massa espalhar, dobrar numa direcção e depois na outra, e repetir até formar um quadrado, polvilhar com farinha a superfície superior e inferior, cobrir com uma toalha e deixar durante repousar durante 15 minutos.
Depois polvilhar uma superfície com farinha e trabalhar a massa com o rolo até que fique com 3 cm. Retira o excesso de farinha , e cortar os scones em quadrados de 6x6cm.
Dispor os scones no tabuleiro forrada com papel vegetal (não os deixar demasiado juntos)
Pincelar com ovo batido, esperar 2 minutos e repetir. Baixar o forno para 200ºC, e levar ao forno durante 20-25 minutos.
É minha intenção vir regularmente contar como estão a correr as minhas experiências culinárias , mas o que tiver de ser será.
O que eu espero mesmo é que 2013 seja um bom ano para todos nós!!
O livro que escolhi foi o 'Dough' de Richard Brtinet', já o tenho a imenso tempo e sabem quantas receitas fiz ZERO, que vergonha ! Mas isto vai acabar!
Por enquanto ainda estou muito tímida com esta coisa da massa mas isto deve-me passar com mais alguma pratica.
A receita que trago hoje é a de scones, apesar de fazer 1001 vezes scones nunca tinha publicado nenhuma receita porque ainda não tinha encontrado nenhuma que me satisfizesse a 100%. Esta não sendo convencional, os scones até são quadrados (lol) é muito boa e tenho a certeza vai surpreender no próximo chá das 5.
Para estes scones precisamos:
600grs de farinha
40gr de fermento em pó
150grs de manteiga
150grs de açúcar
190 ml de leite
190 ml de natas
280grs de passas (usei 200 e acho suficiente)
2 ovos (usei 1)
Aquecer o forno a 220ºC
Juntar numa taça grande a farinha a manteiga, o fermento o açúcar e as passas , até estar completamente misturado.
Bater as natas com o leite e incorpora na mistura anterior.
Polvilhar com farinha a superfície de trabalho e transferir a massa espalhar, dobrar numa direcção e depois na outra, e repetir até formar um quadrado, polvilhar com farinha a superfície superior e inferior, cobrir com uma toalha e deixar durante repousar durante 15 minutos.
Depois polvilhar uma superfície com farinha e trabalhar a massa com o rolo até que fique com 3 cm. Retira o excesso de farinha , e cortar os scones em quadrados de 6x6cm.
Dispor os scones no tabuleiro forrada com papel vegetal (não os deixar demasiado juntos)
Pincelar com ovo batido, esperar 2 minutos e repetir. Baixar o forno para 200ºC, e levar ao forno durante 20-25 minutos.
É minha intenção vir regularmente contar como estão a correr as minhas experiências culinárias , mas o que tiver de ser será.
O que eu espero mesmo é que 2013 seja um bom ano para todos nós!!
19 de dezembro de 2012
Bolo de Gengibre fresco com Especiarias
Adoro este Bolo, é bom antes durante e depois das Festas.
Faz agora 2 anos estava ainda grávida com a minha barriguinha linda e redondinha, passei o Natal no Porto. Lembro-me que perguntei no Facebook ao David Lebovitz qual das recitas dele do Livro 'Ready for Dessert' me aconselhava a fazer para o meu Natal Português, e ele respondeu o ' Fresh Ginger Cake', na altura confesso que achei estranho, mas assim fiz. Acreditem é um bolo óptimo para equilibrar os ovos/açúcar que têm as nossas iguarias de Natal, fica fresco e húmido.
Se decidirem fazer este bolo para a noite de Natal podem cobrir com açúcar em pó e desenhar estrelas etc...
O David Lebovitz que é um rapaz que sabe, aconselha acompanhar com natas ou 'lemom curd' ou compota de framboesa e ameixa. Um dia ainda lhe faço a vontade.
Este ano decidi fazer antes do Natal, a casa fica a cheirar maravilhosamente.
Para este bolo precisamos de:
115gr de gengibre fresco, descascado e picado (usei robot de cozinha)
250ml de mel, (sugere melaço na receita original)
200g de açúcar
250ml de oléo vegetal
350g de farinha
1 colher de canela
1/2 colher de cravinho
1/2 colher de pimenta preta
250 ml de água
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos
Aquecer o forno a 180ºC, preparar uma forma de 23 cm com 5cm de altura , untado com manteiga, e forrar com papel vegetal.
Juntar o mel, o açúcar e o óleo, num recipiente grande, mexer bem.
Separadamente misturar a farinha, a canela, o cravinho a pimenta.
Numa caçarola média ferver a água,no final adicionar o fermento. Adicionar à mistura inicial do açúcar adicionar depois o gengibre previamente ralado.
Juntar bem devagar a mistura da farinha e especiarias. Por fim bater e adicionar os ovos.
Levar ao forno durante 50 minutos.
Boas Festas para todos os que acompanham a 'Cozinha sem Avental' bem Quentinhas Docinhas com muita Saúde e junto de todos os que mais amam!
Faz agora 2 anos estava ainda grávida com a minha barriguinha linda e redondinha, passei o Natal no Porto. Lembro-me que perguntei no Facebook ao David Lebovitz qual das recitas dele do Livro 'Ready for Dessert' me aconselhava a fazer para o meu Natal Português, e ele respondeu o ' Fresh Ginger Cake', na altura confesso que achei estranho, mas assim fiz. Acreditem é um bolo óptimo para equilibrar os ovos/açúcar que têm as nossas iguarias de Natal, fica fresco e húmido.
Se decidirem fazer este bolo para a noite de Natal podem cobrir com açúcar em pó e desenhar estrelas etc...
O David Lebovitz que é um rapaz que sabe, aconselha acompanhar com natas ou 'lemom curd' ou compota de framboesa e ameixa. Um dia ainda lhe faço a vontade.
Este ano decidi fazer antes do Natal, a casa fica a cheirar maravilhosamente.
Para este bolo precisamos de:
115gr de gengibre fresco, descascado e picado (usei robot de cozinha)
250ml de mel, (sugere melaço na receita original)
200g de açúcar
250ml de oléo vegetal
350g de farinha
1 colher de canela
1/2 colher de cravinho
1/2 colher de pimenta preta
250 ml de água
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos
Aquecer o forno a 180ºC, preparar uma forma de 23 cm com 5cm de altura , untado com manteiga, e forrar com papel vegetal.
Juntar o mel, o açúcar e o óleo, num recipiente grande, mexer bem.
Separadamente misturar a farinha, a canela, o cravinho a pimenta.
Numa caçarola média ferver a água,no final adicionar o fermento. Adicionar à mistura inicial do açúcar adicionar depois o gengibre previamente ralado.
Juntar bem devagar a mistura da farinha e especiarias. Por fim bater e adicionar os ovos.
Levar ao forno durante 50 minutos.
Boas Festas para todos os que acompanham a 'Cozinha sem Avental' bem Quentinhas Docinhas com muita Saúde e junto de todos os que mais amam!
20 de novembro de 2012
Marmelada Branca Pantagruel
Todos sabemos que existem 1001 maneiras de fazer bacalhau o que eu não sabia era que existiam 1001 maneiras de fazer marmelada. Cada vez que perguntava qual é a sua receita? a resposta era diferente..
Sem receita de família, nem memória de infância, decidi seguir a receita da Pantagruel, com alguma batota a mistura. O resultado foi tão bom!
Depois pensei em fazer também uma versão marmelada vermelha e geleia, mas desisti depois de descascar os dois primeiros marmelos.
Por isso a minha marmelada é a branca! E vou ter de fazer novamente porque esta já era...
2kg de marmelos
1kg de açúcar
Limpar e lavar bem os marmelos, cozem-se inteiros. Depois de frios retira-se a parte central (deixei a casaca), depois passa-se com a varinha mágica. Leva-se o açúcar ao lume com água suficiente para dissolver 300ml, quando está quase a chegar ao ponto rebuçado juntam-se os marmelos e mexe-se até arrefecer, deita-se em tigelas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



