3 de março de 2013

Aniversário da pequena...Chocolatinhos de Coco e Gelatina Cor de Rosa

A Pequena fez dois anos no sábado passado, claro emoções à flor da pele já se sabe.

Como sempre entrei na loucura total de fazer tudo em casa, serei a única?

Algumas das receitas que faço sempre estiveram presentes e aproveito sempre para experimentar  duas ou três novas, sempre muito inspirada pela querida Leonor 

As eleitas este ano foram:
Pavlova devia ter feito duas ou três
Mini Tartes de limão e merengue
Bolachas de smarties que são normalmente para oferecer
Mini-vol-au-vents-de-pesto tomate e mozarella
Suspiros e desta vez com açúcar cor de rosa
O Bolo de aniversário foi o mesmo do ano passado, fica sempre bem e é óptimo para as crianças



E duas das novas que publico aqui:

Chocolatinhos de Coco da Flagrante Delicia podem ver neste link está muito bem explicado e lindo como sempre.
Coloquei um pouco de açúcar com corante para decorar.


Gelatina cor de rosa para a qual precisamos de:

1 pacote de gelatina de morango
300 ml de água quente
1 lata de leite condensado

Misturar a gelatina com a água quente como normalmente juntar uma lata de leite condensado.
Agradou a miúdos  e graúdos.
Este ano coloquei as gelatinas mousse de chocolate e a gelatina cor de rosa em copos de Shot, muito mais pratico para os pequenos comerem, a Sofia adorou!


As fotos são do Tio Joaquim

18 de fevereiro de 2013

Tapioca com lima e leite de coco

Nunca tinha feito tapioca, mas as bolinhas brancas chamaram por mim, até sem ser cozinhada é linda e depois... e depois revela-se, fica transparente com uma textura fantástica, adorei e de certeza que a vão ver mais por aqui.


Tinha visto algumas receitas de tapioca e leite de coco e decidi arriscar, decidi colocar raspa de lima e o resultado não podia ser melhor. O S. ficou deliciado, adoro quando as recitas são aprovadas assim sem nenhum comentário a não ser... está delicioso:

Para 3 tacinhas de tapioca:

400ml de leite de coco
4 colheres de açucar em pó
40 gr de tapioca
raspa de lima
framboesa (opcional eu tinha algumas congeladas)



Numa caçarola misturar o leite de coco com o açúcar e a raspa de lima, levar ao lume, juntar a tapioca e cozinhar durante 30 minutos em lume brando, mexendo e tendo atenção nos últimos 10 minutos, para não colar ao fundo. Verificar se está transparente.
Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.



Boa semana para todos!

31 de janeiro de 2013

Pão integral de cardamomo, ameixa, alperce e arandos

Fazer pão é sempre um prazer, casa fica a cheirar lindamente, e sabe tão bem quando o resultado é positivo. Neste caso o pão ficou fofo por dentro e estaladiço por fora. Adorei!
Como já vos disse ando focada no livro 'Dough', a experimentar todas as massas, comecei pela de azeite, não consegui fotografar (ficará para mais tarde), a integral (a de hoje) e o próximo fim de semana vou experimentar a massa doce.

O bom deste livro é que ensina o método de fazer pão tão bem que nos apetece logo fazer pequenas variações experimentar novas farinhas, frutos, especiarias.
Deixo aqui o video que acompanha o livro e onde podem ver do que estou a falar.


Para este pão precisamos de:
300gr de farinha integral
200 gr de farinha farinha normal
15 grs de fermento fresco
10 gr de sal
1/4 de colher de sobremesa de cardamomo moído
4 colheres de sopa de rum
350ml  de água
Ameixa alperce, arandos secos, o que vos apetecer (eu fiz uma mistura com o que tinha em casa)

Demolhar a ameixa no rum durante 1 hora ou de um dia para o outro.
Pré- Aquecer o forno a 250ºC.
Tenho feito o pão com a máquina misturadora segundo o método que aqui aprendi e gosto do resultado.

Misturar as farinhas com o fermento fresco em baixa rotação depois misturar o sal o cardamomo  e a água e deixar 2 mint, depois aumentar um nível na rotação e deixar 7 mint, juntar a ameixa demolhada e transferir para uma superfície polvilhada de farinha, fazer uma bola com a massa.
Deixar a massa descansar 1 hora coberto por uma toalha.

Separar a massa em duas e  moldar, colocar no tabuleiro de ir ao forno (eu fiz no tabuleiro do forno com papel vegetal), fazer 5 cortes em cada um cobrir novamente com uma toalha e deixar repousar 1 hora (deverá duplicar o volume).

Abrir o forno e borrifar com água, colocar o tabuleiro no interior, baixar a temperatura para 220ºC e deixar durante 30 minutos. Deixar arrefecer numa rede.


E depois........ bem depois quando estiver naquela temperatura ideal fazer um chá de Funcho e aproveitar porque não há nada melhor num dia de chuva!


nota: estas fotos foram tiradas com iphone num dia de muita chuva, este pão é bem mais bonito! 

16 de janeiro de 2013

Scones quadrados com passas

Uma das minhas resolução de ano novo (para além desta e destas) foi tirar melhor partido daquilo que tenho. Isso inclui os livros de cozinha , revistas etc..Por isso vou-me dedicar em cada mês de 2013 a um tema, este mês ando à volta do pão.

O livro que escolhi foi o 'Dough' de Richard Brtinet', já o tenho a imenso tempo e sabem quantas receitas fiz ZERO, que vergonha ! Mas isto vai acabar!


Por enquanto ainda estou muito tímida com esta coisa da massa mas isto deve-me passar com mais alguma pratica.
A receita que trago hoje é a de scones, apesar de fazer 1001 vezes scones nunca tinha publicado nenhuma receita porque ainda não tinha encontrado nenhuma que me satisfizesse a 100%. Esta não sendo convencional, os scones até são quadrados (lol) é muito boa e tenho a certeza vai surpreender no próximo chá das 5.




Para estes scones precisamos:

600grs de farinha
40gr de fermento em pó
150grs de manteiga
150grs de açúcar
190 ml de leite
190 ml de natas
280grs de passas (usei 200 e acho suficiente)
2 ovos (usei 1)

Aquecer o forno a 220ºC
Juntar numa taça grande a farinha a manteiga, o fermento o açúcar e as passas , até estar completamente misturado.
Bater as natas com o leite e incorpora na mistura anterior.
Polvilhar com farinha a superfície de trabalho e transferir a massa espalhar, dobrar numa direcção e depois na outra, e repetir até formar um quadrado, polvilhar com farinha a superfície superior e inferior, cobrir com uma toalha e deixar  durante repousar durante 15 minutos.
Depois polvilhar uma superfície com farinha e trabalhar a massa com o rolo até que fique com 3 cm. Retira o excesso de farinha , e cortar os scones em quadrados de 6x6cm.
Dispor os scones no tabuleiro forrada com papel vegetal (não os deixar demasiado juntos)
Pincelar com ovo batido, esperar 2 minutos e repetir. Baixar o forno para 200ºC, e levar ao forno durante 20-25 minutos.




É minha intenção vir regularmente contar como estão a correr as minhas experiências culinárias , mas o que tiver de ser será.
O que eu espero mesmo é que 2013 seja um bom ano para todos nós!!

19 de dezembro de 2012

Bolo de Gengibre fresco com Especiarias

Adoro este Bolo, é bom antes durante e depois das Festas.

Faz agora 2 anos estava ainda grávida com a minha barriguinha linda e redondinha, passei o Natal no Porto. Lembro-me que perguntei no Facebook ao David Lebovitz qual das recitas dele do Livro 'Ready for Dessert' me aconselhava a fazer para o meu Natal Português, e ele respondeu o ' Fresh Ginger Cake', na altura confesso que achei estranho, mas assim fiz. Acreditem é um bolo óptimo para equilibrar os ovos/açúcar que têm as nossas iguarias de Natal, fica fresco e húmido.
Se decidirem fazer este bolo para a noite de Natal podem cobrir com açúcar em pó e desenhar estrelas etc...
O David Lebovitz que é um rapaz que sabe, aconselha acompanhar com natas ou 'lemom curd' ou compota de framboesa e ameixa. Um dia ainda lhe faço a vontade.
Este ano decidi fazer antes do Natal, a casa fica a cheirar maravilhosamente.



Para este bolo precisamos de:

115gr de gengibre fresco, descascado e picado (usei robot de cozinha)
250ml de mel, (sugere melaço na receita original)
200g de açúcar
250ml de oléo vegetal
350g de farinha
1 colher de canela
1/2 colher de cravinho
1/2 colher de pimenta preta
250 ml de água
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos

Aquecer o forno a 180ºC, preparar uma forma de 23 cm com 5cm de altura , untado com manteiga, e forrar com papel vegetal.

Juntar o mel, o açúcar e o óleo, num recipiente grande, mexer bem.
Separadamente misturar a farinha, a canela, o cravinho a pimenta.
Numa caçarola média ferver a água,no final adicionar o fermento. Adicionar à mistura inicial do açúcar adicionar depois o gengibre previamente ralado.
Juntar bem devagar a mistura da farinha e especiarias. Por fim bater e adicionar os ovos.

Levar ao forno durante 50 minutos.
 

Boas Festas para todos os que acompanham a 'Cozinha sem Avental' bem Quentinhas Docinhas com muita Saúde e junto de todos os que mais amam!