8 de abril de 2013

Um tempero irresistível para cereais

A base da alimentação devem ser os cereais, o cereal mais equilibrado é o arroz integral. Já teve direito a um post.
Quando faço arroz integral gosto de lhe algum sabor, uso normalmente esta mistura de alho, azeite e molho de soja, depois uma colher de gomásio podem ver aqui como fazer em casa.

100 ml de azeite 
2 colheres de sopa de molho de soja
1 cabeça de alho
Passar tudo na varinha mágica

Colocar num frasco. Com o tempo o azeite separa-se do molho de soja, mas basta agitar o frasco vigorosamente, guardo até 3 dias. Uso e abuso!




Mais cereais virão: Quinoa, Bulgur, Millet.... etc.
Quando comecei a cozinhar estes cereais pensei que bom encontrar outras soluções para além do arroz e da massa.

4 de abril de 2013

Tempeh com Quinoa e Ervilha de quebrar


Deixei a alimentação macrobiótica quando engravidei, nunca deixei totalmente mas comecei a comer carne e peixe regularmente. Foi uma escolha, não vale a pena pensar muito no assunto agora. Mas a minha pequena S. adora quando cozinho Tofu, Seitan ou cereais integrais, por isso estou muito mais motivada. Confesso que agora sinto falta esta alimentação tão mais equilibrada.

A sugestão de hoje é Tempeh, raramente coloco estas receitas no Blog porque acho que são tão fáceis de fazer, mas cada vez mais me perguntam como cozinhar certos alimentos.


Tempeh (podia ser tofu ou seitan): duas colheres de óleo vegetal uma colher de molho de soja, dois dentes de alho esmagados, colocar os 3 ingredientes numa frigideira deixar o alho fritar 2 minutos e colocar o Tempeh fatiado a gosto, fritar durante 5 minutos de cada lado ou até ficar dourado.

Quinoa: dependendo da marca deve seguir as instruções de cozedura. Fazer a mesma medidas que se faz de arroz colocar 2,5 vezes de água e deixar 15-20 minutos 

Ervilhas de quebrar: cozidas ao vapor com um pouco de água, não cozer demasiado 5-10 minutos ( não podem perder o verde vibrante) estou fã desta técnica.



Uma adaptação da macrobiótica para Portugal do meu querido Professor Kazou Kon recomenda as seguinte proporções: 

40% cereais integrais
30%Vegetais
20%Algas marinhas e feijão pequeno (ou 20% de peixe branco e carne de aves)
10% fruta

Para quem quiser saber mais sobre macrobiótica recomendo o Livro: 'Macrobiotica Zen' de Sakurazawa Nyoiti, se precisarem de ajuda enviem-me uma mensagem para o facebook da 'Cozinha sem avental' , ou deixem-me o vosso email.

Um bom dia e bons cozinhados... saudáveis!

3 de março de 2013

Aniversário da pequena...Chocolatinhos de Coco e Gelatina Cor de Rosa

A Pequena fez dois anos no sábado passado, claro emoções à flor da pele já se sabe.

Como sempre entrei na loucura total de fazer tudo em casa, serei a única?

Algumas das receitas que faço sempre estiveram presentes e aproveito sempre para experimentar  duas ou três novas, sempre muito inspirada pela querida Leonor 

As eleitas este ano foram:
Pavlova devia ter feito duas ou três
Mini Tartes de limão e merengue
Bolachas de smarties que são normalmente para oferecer
Mini-vol-au-vents-de-pesto tomate e mozarella
Suspiros e desta vez com açúcar cor de rosa
O Bolo de aniversário foi o mesmo do ano passado, fica sempre bem e é óptimo para as crianças



E duas das novas que publico aqui:

Chocolatinhos de Coco da Flagrante Delicia podem ver neste link está muito bem explicado e lindo como sempre.
Coloquei um pouco de açúcar com corante para decorar.


Gelatina cor de rosa para a qual precisamos de:

1 pacote de gelatina de morango
300 ml de água quente
1 lata de leite condensado

Misturar a gelatina com a água quente como normalmente juntar uma lata de leite condensado.
Agradou a miúdos  e graúdos.
Este ano coloquei as gelatinas mousse de chocolate e a gelatina cor de rosa em copos de Shot, muito mais pratico para os pequenos comerem, a Sofia adorou!


As fotos são do Tio Joaquim

18 de fevereiro de 2013

Tapioca com lima e leite de coco

Nunca tinha feito tapioca, mas as bolinhas brancas chamaram por mim, até sem ser cozinhada é linda e depois... e depois revela-se, fica transparente com uma textura fantástica, adorei e de certeza que a vão ver mais por aqui.


Tinha visto algumas receitas de tapioca e leite de coco e decidi arriscar, decidi colocar raspa de lima e o resultado não podia ser melhor. O S. ficou deliciado, adoro quando as recitas são aprovadas assim sem nenhum comentário a não ser... está delicioso:

Para 3 tacinhas de tapioca:

400ml de leite de coco
4 colheres de açucar em pó
40 gr de tapioca
raspa de lima
framboesa (opcional eu tinha algumas congeladas)



Numa caçarola misturar o leite de coco com o açúcar e a raspa de lima, levar ao lume, juntar a tapioca e cozinhar durante 30 minutos em lume brando, mexendo e tendo atenção nos últimos 10 minutos, para não colar ao fundo. Verificar se está transparente.
Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.



Boa semana para todos!

31 de janeiro de 2013

Pão integral de cardamomo, ameixa, alperce e arandos

Fazer pão é sempre um prazer, casa fica a cheirar lindamente, e sabe tão bem quando o resultado é positivo. Neste caso o pão ficou fofo por dentro e estaladiço por fora. Adorei!
Como já vos disse ando focada no livro 'Dough', a experimentar todas as massas, comecei pela de azeite, não consegui fotografar (ficará para mais tarde), a integral (a de hoje) e o próximo fim de semana vou experimentar a massa doce.

O bom deste livro é que ensina o método de fazer pão tão bem que nos apetece logo fazer pequenas variações experimentar novas farinhas, frutos, especiarias.
Deixo aqui o video que acompanha o livro e onde podem ver do que estou a falar.


Para este pão precisamos de:
300gr de farinha integral
200 gr de farinha farinha normal
15 grs de fermento fresco
10 gr de sal
1/4 de colher de sobremesa de cardamomo moído
4 colheres de sopa de rum
350ml  de água
Ameixa alperce, arandos secos, o que vos apetecer (eu fiz uma mistura com o que tinha em casa)

Demolhar a ameixa no rum durante 1 hora ou de um dia para o outro.
Pré- Aquecer o forno a 250ºC.
Tenho feito o pão com a máquina misturadora segundo o método que aqui aprendi e gosto do resultado.

Misturar as farinhas com o fermento fresco em baixa rotação depois misturar o sal o cardamomo  e a água e deixar 2 mint, depois aumentar um nível na rotação e deixar 7 mint, juntar a ameixa demolhada e transferir para uma superfície polvilhada de farinha, fazer uma bola com a massa.
Deixar a massa descansar 1 hora coberto por uma toalha.

Separar a massa em duas e  moldar, colocar no tabuleiro de ir ao forno (eu fiz no tabuleiro do forno com papel vegetal), fazer 5 cortes em cada um cobrir novamente com uma toalha e deixar repousar 1 hora (deverá duplicar o volume).

Abrir o forno e borrifar com água, colocar o tabuleiro no interior, baixar a temperatura para 220ºC e deixar durante 30 minutos. Deixar arrefecer numa rede.


E depois........ bem depois quando estiver naquela temperatura ideal fazer um chá de Funcho e aproveitar porque não há nada melhor num dia de chuva!


nota: estas fotos foram tiradas com iphone num dia de muita chuva, este pão é bem mais bonito!