19 de dezembro de 2013

Receitas para a noite de Natal


Não vou conseguir publicar nenhuma receita nova o Natal de 2014, sem dúvida que a receita que me falta no Blog são as azevias mais deliciosas do mundo, as da avó Catarina claro!

Mas queria desejar bom Natal a todos os que nos visitam aqui por isso deixo as sugestões de outros anos:

Doce de amêndoa: http://cozinhasemavental.blogspot.pt/2009/12/doce-de-amendoa.html
Rabanadas: http://cozinhasemavental.blogspot.pt/2011/01/rabanadas-do-restaurante-aleixo.html
Torta de Noz: http://cozinhasemavental.blogspot.pt/2011/12/torta-de-noz-torta-de-natala-melhor.html





Bom Natal muito doce e quentinhos...




15 de dezembro de 2013

Argolas douradas da minha mãe






Esta foi a receita que fiz no fim de semana para um gest post num Blog que adoro, podem ver todad a história desta receita aqui.

Mas como sei que a vou repetir vezes sem conta não posso deixar de a publicar também aqui no Blog, neste que afinal é o 'Livro' das minhas receitas favoritas








Precisamos de:
1 ovo
4 colheres de sopa de açúcar
1 de manteiga derretida
2 de leite
12 de farinha (usei branca de neve com fermento)
Óleo para fritar



Numa tigela juntar um ovo com 4 colheres de sopa de açúcar, de seguida a manteiga e o leite, incorporar depois a farinha. 
Servir mornas com chá
Esta é a receita para uma tarde de fim de semana de inverno se for acompanhado de sol ainda melhor, como este que está lindo!


Trabalhar a massa com um pouco de farinha ( 3 colheres) fazer rolinhos e depois as argolas.
Fritar de ambos os lados até ficar bem dourado, cerca de 5 minutos.
Envolver em açúcar e canela quando ainda estão quentes.



28 de outubro de 2013

Um Bolo de chocolate sem ovos .um Livro e um Blog




Eu juro que não deixei de cozinhar de experimentar novas receitas (muito menos é verdade), mas  tenho muito pouco tempo para fotografar e publicar. Mas sempre que encontro algo que acho extraordinário encontro sempre um tempinho para o fazer, foi este o caso.
Desta vez um Bolo de Chocolate delicioso, fofo e húmido sem ser demasiado pesado, um equilíbrio perfeito entre o bolo e a cobertura.
Bolo de chocolate é capaz de ser o bolo mais difícil, porque esperamos sempre tanto e nem sempre corresponde, mas este é dos bons!
Adorei o resultado e a S. também, nesta fase com quase 3 anos é impossível evitar que coma alguns doces, até porque quem sai aos seus.....O Bolo é ideal para um chá no fim de semana, mas também é óptimo para os miúdos eu só não dei a S. a parte da cobertura (essa parte ficou para mim).

Se experimentarem vão ver, que a medida que o fazem vão ficar deliciadas com as texturas.Para além do mais é super fácil de fazer e rápido a cozer.


Para este Bolo precisamos de:
1 chávena e 1/2 de farinha
1 chávena de açúcar ( usei amarelo)
3 colheres de sopa de cacau
5 colheres de sopa de óleo
1 colher se chá de fermento
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de vinagre (usei balsâmico)
1 chávena de água

Cobertura
200 gr de chocolate 70% cacau
150 ml de água
2 colheres de chá de Maizena

Juntar todo os ingredientes sólidos: farinha, fermento, açúcar, cacau. Fazer três orifícios e incorporar os líquidos: óleo, extracto de baunilha e vinagre. Por fim juntar uma chávena de água, mexer bem.
Colocar numa forma ( 20x30 cm) e levar ao forno 30 mint.
Depois do bolo estar frio fazer a cobertura.
Juntar a água e a Maizena, deixar que se dissolva por completo e lume brando, juntar o chocolate cortado aos cubos, e mexer até que esteja completamente derretido.
Deitar por cima do bolo e levar ao frigorífico, o bolo é bom fresco mas também é bom a temperatura ambiente.
A minha S. disse: Eu adoro!





O Blog 'La receta de la la felicidad' é um Blog que acompanho a algum tempo, sempre que preparo uma festa, em especial as da Sofia, vou lá buscar receitas e inspiração é tudo tão bonito e delicioso.
Recentemente foi lançado o livro, podem ver aqui , ainda não tenho mas vou ter!

Uma boa semana, até breve.

20 de julho de 2013

Limonada de framboesa e algumas novidades



Esta limonada tornou-se num vicio. Foi inspirada na limonada que a Mafalda Pinto Leite colocou aqui na altura fiz e adorei. Resolvi fazer com framboesa, limão e mel, levei para um picnic e foi um sucesso, tive pena de não levar mais...desde então não há fim de semana sem limonada cor de rosa, é que ainda por cima é linda!

sumo de dois limões
aprox. 100g ( uma mão cheia) de framboesas congeladas
3 colheres de sopa de mel
500ml de água mineral

colocar tudo no copo liquidificador, passar por um coador e juntar gelo a gosto.


Quanto Detox só já falata um dia, não me tenho portado muito bem nos fins de seman mas compenso tudo durante a semana, o melhor de tudo:
-menos 3 kg
-hábitos novos no que respeita a lanches ( muito chá, iogurte natural com mel, cenouras que até ajudam no bronzeado e hummus no final do dia) e jantares ( muitas saladas e legumes cozidos poucos hidratos)
-açúcar eliminado das rotinas diárias

E vou continuar....







10 de julho de 2013

Detox 21 dias. Creme de cenoura e gengibre



O fim de semana não foi fácil, picnic e jantar com amigos.... mas também não foi desastroso. comecou a semana e cá estou eu cheia de vontade de corrigir o deslize.

A sugestão é creme  de cenoura com gengibre, quando comecei a fazer a sopa desta forma nem queria acreditar que uma sopa sem batata ou natas podia ficar tão cremosa.

Para 4
8 cenoura
1 cebola
1 fio de azeite
gengibre ralado na hora
2 chavenas de caldo de frango

Num fio de azeite refogar a cebola, juntar a cenoura as rodelas e o caldo de frango deixar durante 30/40 minutos. Colocar no copo misturador e triturar até ficar cremoso, se necessário juntar mais água (quente)  e no final gengibre ralado para lhe dar um toque fresco.
Eu sei está muito calor mas esta sopa soube-me mesmo bem, depois uma salada de tomate e mozarela, como esta  e já está o jantar feito. Vai ser assim por mais duas semanas

Dica: Caldo de frango- tenho feito todos os domingo um frango do campo cozido.Para o jantar faço salteado com um fio de azeite alho e alecrim, desfio o que sobra e guardo para uma salada no dia seguinte, guardo o caldo para fazer sopas durante a semana.