28 de outubro de 2013

Um Bolo de chocolate sem ovos .um Livro e um Blog




Eu juro que não deixei de cozinhar de experimentar novas receitas (muito menos é verdade), mas  tenho muito pouco tempo para fotografar e publicar. Mas sempre que encontro algo que acho extraordinário encontro sempre um tempinho para o fazer, foi este o caso.
Desta vez um Bolo de Chocolate delicioso, fofo e húmido sem ser demasiado pesado, um equilíbrio perfeito entre o bolo e a cobertura.
Bolo de chocolate é capaz de ser o bolo mais difícil, porque esperamos sempre tanto e nem sempre corresponde, mas este é dos bons!
Adorei o resultado e a S. também, nesta fase com quase 3 anos é impossível evitar que coma alguns doces, até porque quem sai aos seus.....O Bolo é ideal para um chá no fim de semana, mas também é óptimo para os miúdos eu só não dei a S. a parte da cobertura (essa parte ficou para mim).

Se experimentarem vão ver, que a medida que o fazem vão ficar deliciadas com as texturas.Para além do mais é super fácil de fazer e rápido a cozer.


Para este Bolo precisamos de:
1 chávena e 1/2 de farinha
1 chávena de açúcar ( usei amarelo)
3 colheres de sopa de cacau
5 colheres de sopa de óleo
1 colher se chá de fermento
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de vinagre (usei balsâmico)
1 chávena de água

Cobertura
200 gr de chocolate 70% cacau
150 ml de água
2 colheres de chá de Maizena

Juntar todo os ingredientes sólidos: farinha, fermento, açúcar, cacau. Fazer três orifícios e incorporar os líquidos: óleo, extracto de baunilha e vinagre. Por fim juntar uma chávena de água, mexer bem.
Colocar numa forma ( 20x30 cm) e levar ao forno 30 mint.
Depois do bolo estar frio fazer a cobertura.
Juntar a água e a Maizena, deixar que se dissolva por completo e lume brando, juntar o chocolate cortado aos cubos, e mexer até que esteja completamente derretido.
Deitar por cima do bolo e levar ao frigorífico, o bolo é bom fresco mas também é bom a temperatura ambiente.
A minha S. disse: Eu adoro!





O Blog 'La receta de la la felicidad' é um Blog que acompanho a algum tempo, sempre que preparo uma festa, em especial as da Sofia, vou lá buscar receitas e inspiração é tudo tão bonito e delicioso.
Recentemente foi lançado o livro, podem ver aqui , ainda não tenho mas vou ter!

Uma boa semana, até breve.

4 comentários:

  1. Adoro bolos de chocolate e gostei muito da tua receita
    O blog que falas é uma perdição
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bonito bolo que ficou!
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Precisei de fazer um bolo, e as galinhas fizeram gazeta. Yes, graças a elas, descobri o teu lindo blog! Fiz a receita e adorei! Eu e a filhota :) Obrigada pela partilha do blog maravilhoso, também não conhecia. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Aqui está uma receita que nunca imaginei encontrar.

    Vou levar comigo e o link do teu blogue para quando a fizer mas não pode ser de chocolate pois a dieta não permite.

    Beijinhos e depois conto como correu,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar