13 de julho de 2010

Xarope de Groselha


                           

Só faltou a palhinha.......

Lembro-me do sabor do refresco de groselha de  antigamente, aqueles que se compravam nas mercearias e que eram caseiras. Já lá vão muitos anos…

Quando via as groselhas no mercado, a um preço muito aceitável, deu trabalho deu...não vou mentir, mas é compensador.
É muito bom fazer estas coisas, a minha sugestão é que faça logo 1 ou 2 kg de groselhas, assim ficamos com uma quantidade maior para desfrutar, quando fiz a casca de laranja cristalizada, também me deu muito trabalho mas fiquei com pena de não ter feito mais pois desapareceu com as trufas de chocolate que fui fazendo.

Guardo no frigorífico à uma semana aquele líquido vermelho, com medo que acabe a qualquer momento.

Tiram-se as groselhas do pé, com a ajuda de um garfo coloca-se o pé da groselha por entre os dentes centrais do garfo e passa-se por toda a groselha, assim as baguinhas vão caindo. Esta dica é uma grande ajuda!
Colocam-se as bagas num pano fino, e espremem-se até que saia todo o sumo.
Pesar o liquido e juntar a mesma quantidade de açúcar, levar a lume brando até que esteja dissolvido.
Deixar arrefecer.

Guardar no frigorífico, diluir em água e beber como refresco, fica também muito bom na Panna Cotta.


                         




13 comentários:

  1. Este ano há muitas e com os preços bons ..uso muito ultimamente, se não ‘dentro’ dos bolos..então por a menos para enfeitar :-)

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo com uma cor fresca e deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do truque do garfo e do truque de espremer dentro dum pano.
    Contigo estou sempre a apernder ;)
    Q delicia de groselha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. hum deve estar uma delícia! e as tuas fotos são sempre tão bonitas, cuidadas e com tanto estilo! gosto!

    x margarida

    ResponderEliminar
  5. Acabou :(
    Vou ter de fazer mais...
    Obrigada pelos vossos comentários!!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Sandra

    Obrigado pela receita.
    Já fiz o meu xarope de groselha, amanhã vou provar melhor.

    Vou continuar a seguir o teu blog.

    João Bicho

    ResponderEliminar
  7. Olá João,
    Que maravilha a minha já acabou. Obrigada pela visita a cozinha, é sp bem vindo!

    ResponderEliminar
  8. parece-me muito bem...parabens pelo fantastico blog........

    ResponderEliminar
  9. Encontrei isso http://kootutmurut.blogspot.com/2010/08/making-of-red-currant-juice-and.html para ti :-)

    ResponderEliminar
  10. Olá Sandra!
    Encontrei o seu blogue ao pesquisar receitas com groselhas, pois o meu pai tem esta maravilha no quintal, e já há muito tempo que procuro uma boa receita de xarope de groselha!
    Vou experimentar, ficou com um aspecto óptimo!!

    ResponderEliminar