9 de abril de 2010

Arroz Integral


O Arroz Integral é.......bom!!
Tinha de falar deste arroz assim simples e singelo, porque assim o merece. Tinha de ser, e até me admiro como é que ainda não tinha saido este 'post'.

O Arroz integral é o cereal que mais utilizo na minha alimentação, porque é bom e nutritivo. Comprem uma embalagem,  experimentem, e ao fim de algum tempo já não se consegue comer arroz braqueado. Talvez seja necessário algumas tentativas, para mim no inicio foi dificil acertar os tempos de cozedura, por isso (embora dependa do fogão), aqui fica a receita básica... vale mesmo a pena.Vai fazer-vos tão bem!

Algumas informações que acho importantes:
Não lhe é removida a casca, por isso mantem todos os seus nutrientes, que são equilibrados, hidratos de carbono, proteinas e minerais.
É issento de Gluten o que o torna de facil digestão,
O arroz integral é rico em vitamina E, vitaminas do grupo B, cálcio, fósforo e magnésio.

No caso do arroz branco, é-lhe retirada a casca e passa por diversos processos o que o torna pobre em nutrientes e rico em amido.

Só existe um inconveniente, o tempo de cozedura. Mas depois de estar cozido pode-se guardar no frigorifico e saltear com legumes. Ou fazer saladas com Quinoa, Arroz Selvagem ou Arroz Vermelho.......


Arroz integral  (panela de pressão)
1 chávena de arroz
2 chávenas de água mineral ou filtrada
sal

Lava-se o arroz, coloca-se na panela com a água e sal. Leva-se ao lume durante 30 minutos, deixa-se repousar durante 10-15 minutos.


Arroz (sem pressão)
1 chávena de arroz
2 1/2 chávenas de água mineral ou filtrada
sal

Lava-se o arroz e deixo em água cerca de 10 minutos, coloca-se na panela com a água e sal. Leva-se ao lume, quando começar a ferver reduz-se e deixa-se  cozer em lume brando durante 30-40 minutos.




Pode-se juntar cerca de 5%-10% de molho de soja (em vez do sal),na cozedura, a esse arroz eu chamo 'Arroz Escurinho',depois no final pode-se ajustar o sal caso seja necesário.
Eu gosto com gomásio.

Começar a optar por alimentos intregrais é o primeiro passo...e o mais importante para uma alimentação mais saudável.
Eu e o arroz prometemos voltar....brevemente!

10 comentários:

  1. Já usei muito o arroz integral, agora quero usar a farinha de trigo integral, adapatar minhas receitas, vc tem receitas assim???

    Beijão

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Através de amigas em comum fiquei a conhecer o teu blog.
    Pelo que eu vi tem coisas deliciosas!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Olá!!! Tens andado fugida!

    Também gosto bastante de arroz integral, mas o excesso de fibra para algumas pessoas também pode ser prejudicial.

    Procuro sempre ingerir produtos completos como farinha integral, açúcar integral, sal integral, arroz integral e etc... Até mesmo visando a diminuição do desperdicio.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o meu simples arroz chegou até vocês....
    Sandra, as experiência que tenho é a seguinte: se usares farinha de trigo inteegral misturar nas primeiras experiências metade metade e aos poucos aumentar a quantidade de farinha integral. Adoro usar farinha de aveia integral nos bolos, e farinha integral de arroz nos salgados.

    Cristina obrigada pela visita!!

    Rute, pois é muito trabalho etb mas férias no alentejo..Mas estou de volta. Arroz integral tem o equilibrio perfeito Yin/Yang,é a base de uma alimentação saudavel!!Fiz a tua maionese de rebentos de soja ficou deliciosa..

    Bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. A minha experiência prévia com arroz integral não é muito boa, mas com as tuas dicas, vou experimentar de novo! bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro arroz integral e em minha casa todos gostam. Gostei do post e achei bastante importante para desmistificar as supostas dificuldades da sua cozedura.
    Pessoalmente apenas tenho a acrescentar que como deixo sempre o meu previamente de molho (mínimo 8 h ) para retirar o ácido fítico (ou fitatos)qu e impede a absorção de minerais normalmente leva apenas 10 minutos a cozer.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada!!acho uma opção optima,eu devia fazer mais vezes dessa forma. Acabo sempre por nunca pensar nisso com a antecedencia desejada...falta de habito.Esta partilha é optima.

    ResponderEliminar
  8. já comi esparguete integral e adorei mas o arroz ainda nao provei mas em breve hei-de provar.bjs

    ResponderEliminar
  9. Ola eu adoro as receitas praticas da cozinheira MAFALDA PINTO LEITE,não tenho nenhum livro , mas vou comprar pk acho mto interessantes. Beijo e bom sabado. MARIA DE FATIMA MAGALHAES

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela ajuda e depois de ver que a minha melhor amiga também faz parte deste grupo, nem hesitei,Obrigado RAQUEL.

    ResponderEliminar