20 de janeiro de 2011

Boleima de Maçã


Adoro Boleima, gosto da Boleima da padaria, gosto da Boleima do Mercado Municipal de Portalegre e gosto da Boleima da minha mãe. Também gosto da minha......nos dias em que o Alentejo fica longe!

Esta receita estava guardada par um momento muito especial.
Aconteceu agora, que estou a mudar a página no facebook. Vou fazer Boleima para inaugurar o novo espaço....Vou precisar de ajuda na divulgação da nova página, não vai ser fácil informar todos que passamos a estar numa nova página.

E uma receita super fácil, deliciosa, reconfortante, boa para fazer no fim de semana. A minha mãe sempre fez esta boleima em poucos minutos, e também se comia em poucos minutos, enquanto estava quente.

Estas são as instruções que recebi e ficou (quase) igual :
Massa:

1 chávena de leite
1 chávena de óleo
2-3 maçãs
3 chávena de farinha sem fermento
1 pitada de sal

Recheio:
2-3 maçãs
½ chávena de açúcar
1 colher de chá de canela
Tomilho limão (opcional)

Mexer muito bem, com as mãos, a farinha o leite e o óleo, se necessário vai-se pondo mais farinha
Parte-se a massa ao meio, estende-se com um rolo cada uma das partes, e forra-se o tabuleiro com uma das metades.Caso não fique do mesmo tamanho do tabuleiro ajusta-se com os dedos (não tem de ficar perfeito)

Mistura-se o açúcar com a canela.
Cortam-se as maçãs em fatias finas.
Colocam-se as fatias de maçã muito juntinhas entre si na massa previamente estendida no tabuleiro. Espalha-se metade do açúcar previamente misturado com a canela.
Coloca-se em cima da maçã, a outra metade da massa e finaliza-se com a outra metade de açúcar e canela.
Ainda cru, corta-se aos quadradinhos com uma faca.
Vai ai forno durante 25mint.

Pode colocar um pouco de tomilho limão, no interior com a maçã. Fica uma delicia.....


29 comentários:

  1. Não conhecia o nome!... até pensei que te tinhas enganado no título e colocado boleima em vez de bolo... este nosso país tão pequeno e com tanto que se lhe diga em termos de hábitos e legados!...
    vou ver se o ponho à minha mesa de fds!
    Obrigada e um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vou ao Alentejo não passo sem a minha boleima. Se um dia passares por Portalegre não te esqueças de ir a Uma padaria comprar, é um pouco diferente desta, mas tb é muito boa.

    Bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Sandra,
    Desconhecia este doce que parece ser daqueles de comer e chorar por mais. O recehio de maçã é sempre um sucesso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É mesmo Carla, simples mas muito, muito saborosa.
    Vale a pena.

    Bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra, eu sou de Portalegre e quantas vezes a comprava no caminho para o Liceu. Aiii como me deliciava e lambuçava com a boleima, assim igualzinha à tua...
    Obrigado por me reavivares essa lembrança.
    Agora moro no Porto mas sempre que lá vou não resisto e agora ainda vai ser pior tendo a receita da dita hehehe, obrigado!!


    Beijinhos (já fiquei seguidora).

    ResponderEliminar
  6. Ola Sandra,
    eu tambem nao conhecia este doce, mas deve ser de chorar por mais... Vou experimentar fazer no fim de semana, ja' que tenho muitas maçãs aqui em casa para serem usadas. :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de aspecto, ficou mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  8. Olá Paula,
    Se calhar até nos conhecemos, eu acho que em Portalegre todos nos conhecemos, não é?
    Quando andava na escola primaria, ia comprar as uma boleima no intervalo, ainda quente, com o açucar(e a canela)liquido escorrer. Hum....
    Ainda hoje quando lá vou tento comer sempre de manhã quando chegam ou as 17.00 quando vem a Segunda fornada. As do mercado são de maçã mais parecidas com esta receita, tb sou fã de ir ao mercado no sabado de manhã.
    Barida, aposto que tb vai ficar fã!!
    Bjinhos Luisa, comer uma boleima tb um bom pretexto para passar por Portalegre.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia este doce, deve ser delicioso! Bem, sou suspeita porque adoro tudo o que leve canela e maçã!

    ResponderEliminar
  10. e como é que eu ali tão perto nunca comi nem sabia o que era até ver aqui?? Tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  11. ola assim que vi a boleima vi logo que era alentejana, á muitas receitas de boleimas mas esta só podia ser de Portalegre, bjs.

    ResponderEliminar
  12. Não conheço essa delícia, de Portalegre conheço aqueles rebuçados de ovo fantásticos, tipo ovos moles de Aveiro.
    Uma ideia para um dia destes experimentar a boleima.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Como tenho costela alentejana conhecia, mas a minha avó comprava massa de pão e juntava, tenho ideia, banha de porco, o resto era muito semelhante. Claro k a gordura usada não é a mais saudável mas tenho ideia que era com isso. E fazia de maçã ou so de açucar e canela. :)

    ResponderEliminar
  14. Desconhecia este doce. Irei fazer seguindo a sua receita.

    ResponderEliminar
  15. não conhecia esta «empanada» de maçã alentejana!

    tenho que experimmentar...pois o Jacques e eu, somos uns «gulosos» de tudo o que leva maça!....e não só....

    ResponderEliminar
  16. Pois é maçã canela e açúcar é impossível falhar! Esta Boleima a mim sabe me a dias felizes, por isso sou muito suspeita. ADOROOO
    Olguini, é bem possível que algumas receitas de Boleima levem banha, por exemplo a receita de bolos fintos da minha avó leva banha.Mas esta boleima lá em casa sp foi feita de acordo com a receita da minha mãe, e fica sempre uma delicia.
    Tenho vontade de reproduzir em casa a versão que vendem nas padarias, essa de certeza que é a da massa de pão. Se ficar bem prometo que partilho.

    Obrigada a todos pela visita e pelos comentários, gostamos de receber visitas....

    Sandra

    ResponderEliminar
  17. Miguel, os rebuçados são outra tentação da terrinha!!
    Agora já são comercializados em vários pontos do pais porque têm um prazo de validade mais alargado! Vêm numa 'latinha' muito bonita....

    ResponderEliminar
  18. Estou tentada a experimentar :) depois digo qualquer coisa!! Mas acho q vou gostar...

    Boas receitas!!!

    ResponderEliminar
  19. Sandra amanhã no meu blog vou publicar esta tua receita, saiu optimamente, embora não tão linda como a tua, mas foi-se num ápice hehehe, isto é que foi matar saudades da boleiminha.
    Obrigado e, como forma de te agradecer, tenho um selo da amizade para ti no meu blog, espero que vás buscar...Beijinhos e tem uma boa semana!!

    (A TUA CARA TAMBÉM NÃO ME É DESCONHECIDA NEM O NOME, o meu era Paula Braga antes de me casar diz-te alguma coisa???

    ResponderEliminar
  20. Vim atrás da receita da Mariana e estou rendida a delícias de maçã.

    ResponderEliminar
  21. simplesmente deliciosa!!!!!!!!!!
    Cá por casa também se faz muitas vezes, não fosse eu aleneja de gema.

    ResponderEliminar
  22. Estou a descubrir o teu blog e ja estou com agua na boca! ;o) quero mesmo experimentar esse Boleima que paresse simples e uma delicia. So uma pregunta: Sera que se pode substituir o leite por leite de amêndoa ou de aveia en caso de intolerância à lactose ? obrigada, Eli

    ResponderEliminar
  23. Olá Eli,
    Eu tenho algumas receitas no blog em que faço esta substitição. No caso das receitas tradicionais normalmente não o faço,por isso não te consigo responder com certeza absoluta. Mas da experiecia que tenho diria que com leite de aveia deve ficar uma delicia.

    Se fizeres diz qq coisa, farei o mesmo.
    Bem vinda ao blog!!

    Sandra

    ResponderEliminar
  24. Estou mesmo tentada a experimentar... vi as fotos da Mariana e decidi vir espreitar a receita e parece realmente rápida.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  25. Também não conhecia este bolo, Sandra, até me sinto envergonhada (e com livros sobre a cozinha do Alentejo lá em casa!!) Parece delicioso! Obrigada pela partilha e que a gravidez continue a correr bem. Quando nasce a sua princesa?
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  26. As boleimas aqui de Portalegre são mesmo uma delícia...e aquelas que respeitam a tradição....huuuummmm!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Olá. Já leio este blogue há algum tempo, mas sempre a saltar de uma receita para a outra, nunca continuamente. E agora descobri este post; também eu nasci em Portalegre! Agora vivo em Lisboa e já há algum tempo que nem vou a Portalegre nem como boleima.

    Muito saborosa esta pequena surpresa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Olá Sandra
    Vi parar ao teu blog porque procurava precisamente uma receita de boleima de maçã. Já a fiz e ficou ótima.
    Tal como tu gosto muito da boleima de Portalegre e só a descobri em 1985 quando vi para cá estudar e por cá fiquei.
    bjs

    ResponderEliminar
  29. Vim aqui parar ao procurar por boleimas,para mostrar a uma colega de trabalho o que éra,porque me deu umas saudades de comer boleimas em casa da minha Tia Mime, quando ela morava em Portalegre.( sou da Guarda)
    Bem Haja pela receita que tenho que experimentar.

    ResponderEliminar