2 de abril de 2010

Bolos Fintos, Folares e Lagartos de Portalegre


A avó Catarina andava a fugir aos Bolos Fintos há algum tempo... mas este é o verdadeiro sabor da Páscoa no Alentejo, e eu tinha saudades! A mãe bem que se esforçava, eram bolos vindos de todo o lado, do Crato, de Alpalhão, da Urra....nada parecido com os da avó!

Este ano pedi a receita com antecedência, fiz a receita no Porto e os folares foram oferecidos a amigos e familiares, mas eu achei que ainda não era bem daquele sabor que eu tinha saudades...Por isso assim que cheguei ao Alentejo convoquei logo a avó para fazer os ditos bolos das Páscoa. Não sei se foi dos ares da Terra ou do olhar da avó, mas o resultado não podia ter sido melhor.


1kg de pão em massa
6 ovos
1kg de açúcar
200g de banha (ou margarina)
150 g de margarina
4dl de leite fervido
3 colheres de sopa de erva doce em grão
3 paus de canela
2 colheres de sopa de erva doce em pó
2,2kg Farinha com fermento (até tender)

Ferve-se o leite com a canela e a erva doce em grão, Passa-se num passador e reserva-se. Derretem-se as gorduras em lume brando, e deixa-se arrefecer. Num alguidar coloca-se o pão em massa, mistura-se primeiro as gorduras, depois o leite e por fim os 6 ovos mexidos. Mexe-se bem até dissolver a massa em pão e a mistura ficar homogénea. Deita-se a farinha lentamente e a erva doce em pó. Amassa-se bem e deixa-se repousar 1 hora. Depois transforma-se em lagartos, folares ou bolos fintos redondos ou em forma de rim.

16 comentários:

  1. Lindos! E feito com a assistência da avó fica mesmo algo excepcional! Uma Páscoa Feliz par ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia ,gostava de saber onde entra o açúcar.
      Obrigado

      Eliminar
  2. é claro que o olhar da avó fez toda a diferença ;)..... um beijo e boa páscoa!
    babette

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Com certeza foram as duas coisas combinadas! Aproveito para desejar Uma doce e feliz Páscoa para si e para a sua família!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Magníficos!
    Não conhecia os lagartos e achei o máximo!

    ResponderEliminar
  5. Olá. Obrigada pela receita. Já andava a procurar há algum tempo pois o meu sogro é do Crato e eu de 2 em 2 anos passo lá a páscoa e adoro os lagartinhos com os olhos de feijão frade ;-) Aproveito para lhe desejar uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Ai os lagartos estão tão giros :))
    Beijinhos e boa páscoa.

    ResponderEliminar
  7. Ai que saudades dos lagartos ;) Boa Páscoa, Sandra e aproveita o nosso Alentejo! Beijinhos
    GU

    ResponderEliminar
  8. Estes dias foram o máximo, tenho muito boas noticias/receitas para partilhar. Beijinhos a todas...

    ResponderEliminar
  9. Olá eu sou do distrito de portalegre,é os nossos bolos sáo belissimos beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Sandra
    Parabéns pelo teu trabalho.
    Bastante criativos para além de serem deliciosos. Gosto imenso da adição de erva-doce nos bolinhos.
    Obrigada pela tua visita x

    ResponderEliminar
  11. Andava mesmo à procura desta receita.
    Apesar de não ser Alentejana, vivo em Portalegre e os bolos fintos desta região são uma maravilha.
    Este ano estou com vontade de fazer uns lagartos para surpreender os meus filhos.
    Obg pela partilha.

    ResponderEliminar
  12. Preciso da receita da massa de pão!!! :)

    ResponderEliminar
  13. Filipa a massa de pão comprei já feita. Podes comprar em qualquer sitio que venda pão, até nos hipermercados.

    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  14. Ohhh que crido esse lagarticho!Adoro bolos da páscoa! Eu este ano não fiz, mas recebi um da minha mana do coração que me enviou pelo correio...
    Feliz Páscoa, Felicidades***

    ResponderEliminar
  15. Amgia e prima Sandra
    Fiz a receita dos bolos de Portalegre. É igual à da minha mãe, Esperança Vintém. Esqueceste somente de dizer quando se adiciona o açúcar e a temperatura do forno. Mas saiu bem, os meus netos vão adorar cada um, os lagartos.
    Bem Hajas, continua, um abraço do primo Júlio

    ResponderEliminar