6 de janeiro de 2011

Rabanadas do Restaurante Aleixo


Quando eu era pequenina, a minha mãe fazia fatias douradas ao fim de semana. A minha memória das fatias douradas é ela dizer ' Tenho ali tanto pão' e passado 5 minutos o chá estar pronto com as ditas fatias.
Quando cheguei ao Porto fiquei admirada de um dos doces de Natal ser as ditas fatias douradas, depois de alguma investigação lá descobri que afinal não são bem a mesma coisa. E depois de alguns anos por aqui acho que hoje posso dizer que o meu doce favorito de Natal no Norte são as Rabanadas.
Como a minha mãe e a minha avó nunca fizeram Rabanadas elegi como melhor Rabanada a Rabanada do  Restaurante Aleixo .... E passo assim a outra história.
O ano passado quando soube que a receita ia ser publicada no livro 'Receitas Bagos D'ouro' não resisti e comprei o livro. Não sei se sou a única que compra livros por causa de uma, sim uma  receita, mas a mim acontece-me algumas vezes.

As Rabanadas do Aleixo, afinal são Rabanadas de Chá Preto com Vinho do Porto:

2  pães cacete de rabanada
200 g de limão
20g de chá preto
400g de açúcar
8 ovos
1lt de água
1 lt de óleo
20g de canela em pau
20g de canela em pó
10cl de Vinho do Porto
1 colher de mel

Cortar o cacete em fatias de 2 cm.
Ferver a água com a casca de limão, dois paus de canela, e 300g de açúcar. Juntar o chá preto e o mel e por fim o Vinho do Porto e deixar ferver.
Passar as fatias por este infusão e deixar escorrer.
Bater os ovos e passar as fatias no ovo batido. Fritar em óleo quente.
Colocar as fatias em papel absorvente para eliminar o excesso de óleo e passar em açúcar e canela.

E pronto sabor a Natal do Norte.....carago!!

Próximo passo é fazer os filetes de Polvo com Arroz de Polvo, os melhores do Porto sem dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário