10 de janeiro de 2010

Boulgour

Para começar bem o ano pensei no Boulgour, adoro Boulgour!! Por várias razões: porque sai sempre bem, solto e com uma textura fantástica, porque é um dos cereais com mais nutrientes, e porque é um óptimo substituto do arroz. Este cereal é bom simples, só com couve flor (neste caso coze junto do Boulgour), ou então 'com todos'....com todos os vegetais (hoje fiz essa versão).
Podem encontrar nas ervanárias, casas de produtos naturais ou nas grandes superfícies na área de produtos dietéticos. A melhor opção é o Biológico.




Este fim de semana voltei à rotina, tenho a certeza que não fui a única, por isso no sábado de manhã fiz a habitual visita à feira biológica do Parque da Cidade, para todos os que estão no Porto aconselho vivamente.
Todos os sábados das 10h00-14h00, na zona rural do Parque da Cidade (junto ao antigo restaurante).
Não sei desde quando existe, só sei que desde que frequento a feira está cada vez melhor, mais produtores, mais variedade, e cada vez mais gente a visitar o que é um óptimo sinal. Gosto de comparar os legumes e frutos da época, saber de onde vêm e até informar-me sobre a forma de cozinhar alguns dos vegetais mais especiais.
Com este frio a variedade não era muita, mas a qualidade compensa!
E foi assim que arranjei companhia para o Boulgour....


Para 2 pessoas:

Boulgour:
1 chávena de Boulgour
2 chávenas de água
Pitada de sal

Vegetais no forno:
1 cebola roxa
4 nabos pequenos  
2 cenouras
8 tomates cherry
1 limão
Manjericão (ou outras ervas aromáticas)
Sal
Pimenta
Azeite

Colocar o Boulgour com o dobro de água, e uma pitada de sal numa caçarola em lume brando durante 15- 20 min. Deixa-se repousar 10 min, com a caçarola tapada.

Enquanto o Boulgour cozinha, colocam-se os vegetais no forno com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Depois dos vegetais estarem cozinhados cortam-se grosseiramente, espreme-se e retira-se o limão,  misturam-se os vegetais e todo o delicioso molho de azeite e limão que se forma com o Boulgour.

Por fim rectificam-se os temperos e juntam-se as ervas aromáticas.


Experimentem......vão ficar fãs de certeza.

3 comentários:

  1. eu adoro bolgour! já uso há algum tempo, normalmente substituindo o arroz. Fica excelente com courgetes! beijkas amiga

    ResponderEliminar
  2. Olá, adorei as sugestoes! tenho uma duvida Boulgour é o mesmo que cuscus? bjo

    ResponderEliminar
  3. Sara,
    Só agora vi a mensagem. O Boulgour é diferente, gosto muito aqui tens alguma informação http://fr.wikipedia.org/wiki/Boulghour

    sandra

    ResponderEliminar