18 de fevereiro de 2010

Gomásio


Não dispenso o Gomásio..às vezes estes nomes assustam…mas Gomásio são apenas sementes de sésamo com sal marinho tostadas.

Tenho sempre em casa, é o toque final que uso nos cereais, saladas e até gosto dele simples. Embora se encontre a venda já preparado decidi desta vez fazer, e fiquei deliciada com o cheiro e sabor deste Gomásio caseiro, que é mais intenso. Vou repetir esta experiência....

Tostar as sementes de sésamo e moer com um almofariz, tostar seguidamente o sal, 20% da quantidade das sementes. Moer novamente a mistura. Guardar num recipiente de vidro hermeticamente fechado.


Se o sabor não bastasse, os benefícios do Gómasio são imensos: neutraliza a acidez do sangue, favorece a secreção de sucos digestivos, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, estimula o metabolismo, favorece a produção de leite materno e é muito rico em cálcio. Tudo isto se consumir duas colheres por dia, o que não é nada difícil.


 

2 comentários:

  1. Adorei esta sugestão original! Deve fazer toda a diferença nos cereais!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra. Vim retribuir a visita e conhecer o teu blog.

    Também gosto muito de gomásio, então em torradas com manteiga de soja e gomásio, hummmm. Mas não tenho hábito de comprar, nem confeccionar.

    Pode ser que desta vez me sinta influênciada pelo teu artigo.
    Beijinhos e até breve.

    ResponderEliminar