10 de novembro de 2011

Torta de Peixe

Olá amigos,

Espero encontrar-vos bem.
Não dou noticias a muito tempo eu sei... primeiro fiquei em pânico quando vi os dias da licença de maternidade chegarem ao fim quis aproveitar cada momento, passear, brincar, beijar, mimar a pequena. Depois chegaram as férias o tempo para a família.  E depois......o pior a Sofia foi para a escolinha com 6 mesistos apenas, coração apertado de mãe andou muito abatido. Lá na minha terra as crianças ficavam com os avós, era bem mais fácil, mas dizem que não se pode ter tudo, e eu não me vou queixar.
A adaptação até tem sido boa não fossem os vírus, que quando chegam tocam a todos cá em casa, 2 meses de escola 1 mês em casa. Já me tinham falado desta estatística mas eu não acreditava!!
Pelo meio tivemos um casamento cheio de emoções, foi um dia lindo o 'Love Day'.

Aproveitando uma passagem da D.Cidalia pelo Porto lá pedi: Mamã faz a Torta de Peixe!! E assim foi Torta de Peixe no Porto. Confesso que no Alentejo sabe melhor.....mas isso já se sabe são coisas do coração.

Beijinhos
Sandra

P.S Não há fim de semana em Portalegre sem Torta de Peixe




Para o Recheio

4 lombos de pescada
2 colheres de farinha
1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de azeite 
1 cebola picada finamente
salsa picada (opcional)
sal

Refogar a cebola no azeite até alourar.
Juntar os lombos de pescada previamente cozidos e limpos de espinhas e pele.
Juntar o leite e a farinha deixar até engrossar
Adicionar o sal e a salsa picada
Reservar.

Para massa:
1 chávena de farinha
1 chávena de leite
3 gemas
3 claras em castelo

Juntar o leite com a farinha, adicionar depois as gemas e as claras em castelo.
Levar ao forno previamente aquecido a 180ªC , num tabuleiro rectangular untado com manteiga,  durante 20-25  minutos

Untar com o recheio e enrolar.

Acompanha com molho de tomate e Couve Flor.

15 comentários:

  1. è tao bom ter te de volta!sim,esses primeiros anos sao complicados,mas ela vai ficar mais forte :-)

    ResponderEliminar
  2. A vida é mesmo assim: impõe-nos os seus ritmos e as suas vontades.
    É bom ler-te novamente. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Como eu te entendo Sandra e bem sei como sofremos quando os temos de largar e deixá-los voar...agora para a creche, depois para a escolinha, enfim é a vida e mãe sofre sempre e por tudo e por nada, verdade??
    Quanto à comidinha da mamã saber bem melhor na nossa terrinha isso é bem verdade e no Alentejo uiii melhor ainda ou não fosse eu tua conterrânea

    beijinhos e obrigada por esta partilha (já tinha saudades tuas)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas, é tão bom estar de volta. Não dá para explicar mas fico mesmo com saudades vossas.
    Devíamos organizar qq coisa em conjunto não acham?

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo! O tempo foge-me e eu nem dou conta. Estou a voltar aos poucos e acho que hoje já tenho jantar. ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bem vinda Sandra.
    A torta de peixe é algo que eu adoro pela bonita apresentação e pela versatilidade enquanto prato.
    Também eu regressei ao trabalho há pouco tempo mas por enquanto o meu petiz está em casa com o pai e em Dezembro voltarei a ficar com ele - desta vez de férias. A ida para o infantário será em Janeiro e já me ando a mentalizar para a questão dos virus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra,
    A torta de peixe ficou maravilhosa! Tanto no aspecto como no sabor...
    Espero que corra tudo bem com a Sofia. Os infantários têm esse contra, custa muito, mas é bem verdade que "faz parte", infelizmente.
    Tudo de bom. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tinha saudades tuas! Que bom que voltaste. Olhava tantas vezes para o teu gelado de Toblerone, deixado em Julho. Há muito tempo, já. Mas voltou a haver Cozinha sem Avental:) Em Novembro. Antes do primeiro Natal da tua pequena:)

    Um beijo de bom fim-de-semana para as duas pequenas:)

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Pois é Margarida, o tempo nunca voltará a ser o mesmo... mas arranjamos sp maneira :)
    Olá Su, não é facil, mas acho que eles acabam por gostar do convivio com outras crianças do espaço amplo da creche onde podem andar a vontade. Pelo menso é assim que penso, para conseguir deixar a pequena todos os dias e vir trabalhar!
    Sofia, a torta da minha mamã é mesmo muito boa e facil de fazer experimenta que todos vão gostar. Quando eramso pequenas a minha mãe tb fazia uma versão com carne.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Mar,
    Estou a tentar voltar, é importante ter este tempinho para mim e para as coisas que me dão muito prazer.E os blogs os amigos dos blogs fazem-me muita falta.
    Vou sp dando noticias por aqui :http://mangaepapaia.blogspot.com/

    Deviamso estar a escrever ao mm tempo aqui no blog, so vi o teu comentário dp.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de ler notícias tuas, muitas felicidades aí para casa!
    E que bela receita com que nos brindas! Ficou mesmo excelente!

    ResponderEliminar
  12. é bom verte de volta e com essa tarte ainda melhor beijinhos e coraguem bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Ahh, a vida e as suas voltas... Não concordo nada com este tipo de separações precoces, acho que nós mulheres deviamos lutar mais pelos direitos maternais! Enfim..
    De qualquer modo é bom ter noticias tuas!
    Força aí! Felicidades, apercia cada momento :)
    ***

    ResponderEliminar
  14. Que bom voltar a ler-te!... E saber que está tudo bem, e tudo a seguir o seu curso. Os meus meninos só foram para a escola aos 3 anos e a regra foram 15 dias lá e 1 semana em casa. Certinho!...
    Babette

    ResponderEliminar
  15. Amo peixe!

    Gostei muito do blog... voltarei.

    Bj

    ResponderEliminar