2 de março de 2010

Laranja Cristalizada


Recebi a semana passada duas prendas fantásticas um cesto de laranjas e um de tangerina. A tangerina transformou-se em gelado de tangerina, que desapareceu tão rápido que nem consegui fotografar. A receita ficará para mais tarde, mas fica prometida.


As laranjas foram-se transformando em bolos, sumos, doce e cascas cristalizadas. Algo que andava a muito tempo para fazer, adoro o sabor da laranja com o chocolate e quero muito fazer as trufas com laranja cristalizada.

Este processo não é rápido, mas ficaram muito bonitas e deliciosas, e aconselho vivamente esta experiência. A receita adaptei do 'Larrousse - Chocolate'.


6 laranjas de casca grossa
1l de água mineral ou filtrada
500g de açúcar de cana integral
10cl de sumo de laranja
50 gr de açúcar de cana integral para envolver


Ferver a água. Cortar as duas extremidades, golpear a pele em quatro locais e retirar os 4 quartos de casca. Mergulhar na água a ferver durante 1 minuto, escorrer e passar por água fria. Voltar a ferver água na caçarola já lavada, e repetir a operação.

Escorrer as cascas num pano limpo e retirar toda a água.

Ferver 1 litro de água com sumo de laranja, cortar as cascas de laranja em tirinhas, mergulhar na água, deixar ferver durante 1 hora e meia, deixar arrefecer as cascas na calda. Escorrer num passador e em seguida sobre papel absorvente e deixar secar.

Passar por açúcar, e colocar num frasco hermeticamente fechado.
Agora outras surguiram novas ideias para as cascas de laranja, que vou publicar.

8 comentários:

  1. Adoro estas laranjas cristalizadas....sou uma gulosa!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Ficaram tão boas com o açucar integral, vale mesmo a pena fazer...Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Nem sabes como admiro esta tua paixão por cozinhar estas coisas! Coisas não! São verdadeiras criações gourmet :) Eu gosto muito de cozinhar mas confesso que é mesmo assim um bacalhau no forno, uma pasta al dente, um estufadinho, vá lá um risotto! Mas nunca me senti tentada pelos doces e bolinhos...é mesmo falta de paciência :( mas com as tuas dicas tudo parece fácil! Começo a ficar tentada!

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de saber que estas a gostar :)
    Eu tb não sou especialista em doces e bolinhos mas os post parece que têm vida, agora quando cozinho existem 'coisas' que olham para mim e dizem eu tenho de ir para o blog. Outras que apesar de eu querer 'postar' parece que dizem fica para a proxima! Estou a adorar esta experiencia, tenho muita vontade de partilhar as minhas 'descobertas' na cozinha.....
    beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  5. ;) eu também estou a adorar o "meu diário" online! Sempre fui miúda de ter caderninhos e ir lá colocando pensamentos, fotos, emoções, tontices...agora é online :) Modernas que estamos hehehhe
    Beijos
    GU

    ResponderEliminar
  6. Hummm!
    Têm óptimo aspecto!
    laranja e chocolate, que delícia...

    ResponderEliminar
  7. Sandra adoro tirinhas de casca de laranja com chocolate. A minha avó fazia muito!

    Mas ela costumava deixar a casca da laranja uns dias dentro de água, não fervia. De qq forma são magnificas e uma belissima forma de diminuir o desperdicio alimentar.

    ResponderEliminar
  8. Sandra vim te visitar, tem muitas coisas deliciosas por aqui, se tiver um tempo venha me visitar;
    www.mulheresavapor.blogspot.com
    já te add no facebook,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar