24 de janeiro de 2011

Crumble de Pêra e Mirtilo


Congelar????

Em todos os livros sobre gravidez, por esta altura, aconselham a congelar refeição e forma a poupar tempo no regresso a casa. Não aderi de imediato a esta ideia, mas agora começa a fazer sentido. De certeza que vou andar ocupadíssima, e que não vou conseguir passar tanto tempo na cozinha! Por isso nada melhor do que estar prevenida.

Nesta minha nova aventura de congelar, o que tenho feito é simplificar, preparar parte de algumas receitas (vou partilhar as minhas aventuras nos proximos posts)

Chego á conclusão que de facto é muito prático, poupa-se imenso tempo.......Foi o que fiz com o Crumble, fiz esta receita e congelei metade, 2 em 1.

Os mirtilos já os tinha congelado desde a feira do mirtilo em Julho, nessa altura enchi uma gaveta de mirtilos na altura fui fazendo batidos, muffins, mas ainda tenho algumas caixinhas. 
De estações diferentes estes dois frutos são uma combinação excelente! Afinal congelar não é assim tão má ideia....


300 gr de farinha de aveia (se não tiver triture os flocos de aveia até ficarem em farinha)
150 g de manteiga (aconselho trabalhar com manteiga que esteja no frigorifico) cortada em cubos
100g de sopa de açúcar amarelo

Recheio (para metade da receita acima)
2/3 pêras
150 g de mirtilos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo

Pré aquecer o forno a 200ºC
Numa tigela misturar com as mãos a farinha, com 100grs de açúcar e finalmente a manteiga em cubos trabalhar até ficar com a consistência característica do crumble.
Numa tigela de ir ao forno colocar a pêra cortada em quadrados os mirtilos, e 2 colheres de sopa de açúcar por cima ( é suficiente porque a pêra já é doce)
Coloque por cima a mistura de farinha açúcar e manteiga.
E por fim só mais uma colher de açúcar amarelo, levar ao forno durante 30 minutos ou até ficar em dourada.


O restante guardei num saquinho no congelador, caso não queira congelar pode guardar no frigorífico durante 4 dias e ir variando o receio, por exemplo maçã e sultanas, ou ameixa....


10 comentários:

  1. Pois é, esquece tudo o que fazes agora nas primeiras semanas de regresso a casa.. Eu por acaso não congelei comida porque a minha mãe tirou férias nessa altura e fazia as refeições mas agora já estou a pensar em congelar algumas coisas porque agora somos 3. : ) A sério, o tempo voa e ao dar de mamar, mudar fraldas, lavar roupa (que se suja a voar também), adormecer o bebé, junta-se a fraca mobilidade própria do pós-parto e o muito cansaço geral..
    Toca a congelar! : )
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Pelo que já percebi num post anterior, e agora reforças neste, estás de bebé, certo?
    Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Estamos mesmo em sintonia! Nunca me tinha lembrado de congelar crumble, mas faz todo o sentido para quando apetecer qualquer coisa doce!

    ResponderEliminar
  4. Margarida, eu também vou ter ajuda da mamã, mas mesmo assim...acho melhor ter algumas coisas preparadas, porque depois é o problema de ir as compras e cozinhar! Bedijinhos grandes para ti!!
    É verdade Luísa, e já falata pouco esta recta final custa mais :)

    ResponderEliminar
  5. Os crumble ficam sempre bem, as combinações podem ser imensas.
    Também sou fã de mirtilos, onde foi a dita feira que falaste? Era sítio onde eu ia com certeza.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    A feira do Mirtilo é em Sever do Vouga em Julho este ano foinoprimeiro fim de semana. É mesmo a não perder, os preços são fantasticos, mesmo osdo mirtilo biológico.

    ResponderEliminar
  7. Os crumble são mesmo uma tentação, vou guardar para fazer quando tiver mirtilos acadinhos de apanhar, apesar de achar que com framboesas também deve ficar uma delicia.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Uma daquelas receitas que nunca experimentei fazer. A ver se sim, motivada agora pela receita de alguém que está na doce condição de aguardar por uma vida nova. E faz bem em ir antecipando uma série de coisas. Os primeiros tempos são um bocadinho "sem tempo".
    Que corra tudo bem. Consigo e com a vida que traz consigo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Ainda não provei essas baguinhas azuis mas de pêras sei que gosto. Belo crumble :)

    ResponderEliminar