27 de junho de 2010

Palitos de Amêndoa


No fim-de-semana passado levei também uma caixinha de palitos de amêndoa para a Mãe e para a Avó. A Avó ofereceu-me recentemente os seus livros de receitas: o livro da Avó (para mim o melhor do mundo), 'A Mulher na Sala e na Cozinha da Laura Santos ( lá em casa todas as Mulheres têm), e o 'Cozinha Tradicional Portuguesa' da Maria de Lurdes Modesto. Por entre os livros da Avó existem ainda as chamdas receitas surpresa, que normalmente são das Tias, são papelinhos espalhados por todos os livros onde se pode ler por exemplo: 'Bolo da Deodata-Rico de Manteiga’ O que mais gosto neste livros de cozinha é que as receitas são super simples, não levam muitos ingredientes e são muito saborosas !! Sabem à nossa infância.....


Eu lá me atrevi a fazer os Palitos para a Avó, super exigente, que lá me confessou que os dela eram maiores. Por isso para a próxima já sei...vou levar uma caixinha maior.

4 ovos
200 gr e açúcar
200gr de farinha
raspa de 1 limão
1/2 colher de fermento
50 gr de amêndoas peladas

Pré aquecer o forno a 180º

Separar as gemas das claras, bater as gemas com o açúcar.
Bater as claras em castelo, e ir adicionando as gemas.
Deitas a farinha o fermento e raspa de limão.
Cortar as amêndoas eu parti como a avó fazia, na vertical, deitar 25 gr no bolo.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal, deitar por cima as restantes amêndoas e levar ao forno 30mint, Deixar arrefecer, cortar as fatias, e colocar novamente no forno até que fiquem dourados.


Estas duas últimas publicações referem-se as caixinhas que levei para o Alentejo, mas o que fiz com o que trouxe do Alentejo vou publicar esta semana. Dois sabores da infância, duas receitas que os meus Tios me deram ali mesmo no Mercado Municipal enquanto fazíamos as compras.

1 comentário: