21 de julho de 2010

Muffins de Aveia com Maçã e Mirtilo


Adoro as farinhas mais saudáveis, a de aveia para doces a de arroz , quinoa para os salgados. Esta semana fiz muffins com farinha e leite de aveia e o resultado não podia ter sido melhor.

No passado dia 3 de Julho fui à feira do mirtilo em Sever do Vouga, e comprei Mirtilos Biológicos a metade do preço. Fiquei tão feliz que tenho neste momento o congelador cheio de caixinhas com estas pérolas negras. Normalmente são ingrediente habitual dos batidos matinais. Esta semana viraram muffins.

Muffins (12)
300g de farinha de aveia
250g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
300g de açúcar de cana integral
uma pitada de sal
2 ovos
150 g de manteiga derretida
300 ml de leite de aveia
200g de mirtilos
1 maçã cortada aos cubos com casca

Crumble
150 g de farinha de aveia
50 g açúcar
100g de manteiga a temperatura ambiente
50 gr de aveia

Pre- aquecer o forno a 180ºC
Juntar todos os ingredientes secos do crumble numa tigela depois a manteiga cortada aos cubos, trabalhe com os dedos até formar migalhas. Guardar para cobrir os muffins.
Numa tigela juntar a farinha o fermento e o sal.
Numa outra tigela juntar os ovos, o açúcar a manteiga derretida (e arrefecida), e por fim o leite. Bater com a batedeira 2 minutos.
Incorporar os ingredientes secos e por fim a fruta, reservar alguns mirtilos para colocar com o crumble
Colocar 12 formas de papel na forma de muffins e encher cada uma com ajuda de uma colher, por fim colocar o crumble e os restantes mirtilos.
Levar ao forno cerca de 30-40 minutos e lá estão eles, assim todos juntos ficam lindos!

Quem vai querer o primeiro.....

6 comentários:

  1. Eu candidato-me a provar um!
    Essa crosta está fantástica, que lindos!

    ResponderEliminar
  2. Realmente essa crosta está um espetáculo!
    Eu também estou an fila dos candidatos! Deve estar uma perdição de bom esse muffin :)
    bjs,

    ResponderEliminar
  3. Esta receita deve ter ficado maravilhosa, adorei a combinação de ingredientes! Sou apaixonada por mirtilos! Beijos, Ju

    ResponderEliminar
  4. Não sei se me apaixonei mais pelo Muffin com sua crosta estupenda ou pelas fotos que ficaram lindas demais!!! rsrsrsrs
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderEliminar
  5. Sandra
    Gostava que aqui houvesse uma feira assim, pois adoro frutos silvestres e são caríssimos.
    Os teus muffins vieram ao encontro das minhas preferências-PERFEITOS!
    beijo

    ResponderEliminar