25 de abril de 2013

O melhor Lemon Curd- Ottolenghi



Este Lemon curd é rei, o melhor e mais fácil de fazer. Roubado do livro 'Ottolenghi- The Cookbook'.
Cada vez que começo a preparar os ingrediente para o fazer penso: será que vou conseguir o mesmo resultado de sempre? Sim, sai sempre bem! Uma maravilha! 




Lemon Curd 

100ml de sumo de limão
raspa de 4 limões
100gr de açúcar
2 ovos
2 gemas 
80gr de manteiga 

Juntar todos os ingredientes num tacho, bater bem os ovos, antes dos incorporar na mistura, colocar apenas metade da quantidade de manteiga, e levar ao lume, mexer vigorosamente. Quando começar a engrossar baixar o lume e continuar a mexer. Quando começar a borbulhar apagar, colocar depois a restante manteiga e continuar a mexer até que se dissolva. 

Deixar arrefecer colocar no frigorífico, eu deixei durante a noite. Não vai usar todo pode guardar o restante no frigorífico durante 4 dias. Se não gostar de sentir a rapa de limão aconselho a passar num coador antes de colocar no frigorífico ( eu faço sempre isso)

Usei para fazer uma receita muito especial, depois conto tudo'.



18 de abril de 2013

Crocantes de chocolate

Quando vi o Chef José Avillez num dos seus programas fazer estes crocantes pensei logo que mais cedo ou mais tarde iria experimentar.Foi este fim de semana, achei que devia fazer algo doce para ter em casa, nada de muito calórico nem que fosse obrigatório consumir com rapidez. Como tinha estes cereais achei que eram ideais para pôr em prática esta ideia .
Não posso comer doces, fiz uma promessa!! Não posso não posso!!Mas também não posso arrastar o resto do mundo comigo só porque me andei a portar muuuito mal nos últimos tempos (mais precisamente 2 anos)!




200 gr de chocolate para culinária
150-200gr de arroz tufado (pode usar Corn flakes ou outro a gosto)

Derreter o chocolate em banho maria.
Misturas metade do chocolate com os cereais depois de estar bem misturado juntar o restante e envolver novamente.
Com ajuda de uma colher fazer pequenos 'montinhos' e deixar secar.


Ideais para quando não se tem nada doce em casa e temos um ataque daqueles!

11 de abril de 2013

Trouxinhas de acelga com seitan e sementes de abóbora



Já andava a muito tempo com esta combinação na cabeça, este foi o  fim de semana em que finalmente saíram da minha cozinha estas trouxinhas.  Gostei bastante, sou fã de acelgas não só porque são lindas, mas porque são saborosas e têm uma textura muito boa. 

Para duas pessoas 6 trouxinhas:
250 g de seitan 
500 gr de acelga
uma mão cheia de sementes de abóbora (ou noz)
1 dente de alho 
1/2 cebola
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de açúcar amarelo
1 pacote de tomate 
1 pitada de sal marinho 

Escaldar as acelgas, 
Colocar o seitan, alho e algumas acelgas no processador e triturar. 
Colocar uma ou duas folhas de acelga previamente escaldadas (dependendo do tamanho)  e rechear com três colheres de sopa de seitan triturado.Colocar dois palitos em cruz, para não se desmanchar.
Numa frigideira grande, refogara em azeite a cebola até ficar transparente e juntar o tomate adicionar sal e uma colher de açúcar amarelo.
Juntar a trouxinhas e deixar cozinhar numa frigideira, se necessário juntar água (caso faça com tomate natural não será necessário, fiz com tomate de pacote adicionei 50 ml). Deixar cerca de 20 minutos retirar os palitos e servir.
Acompanhei com arroz integral 




8 de abril de 2013

Um tempero irresistível para cereais

A base da alimentação devem ser os cereais, o cereal mais equilibrado é o arroz integral. Já teve direito a um post.
Quando faço arroz integral gosto de lhe algum sabor, uso normalmente esta mistura de alho, azeite e molho de soja, depois uma colher de gomásio podem ver aqui como fazer em casa.

100 ml de azeite 
2 colheres de sopa de molho de soja
1 cabeça de alho
Passar tudo na varinha mágica

Colocar num frasco. Com o tempo o azeite separa-se do molho de soja, mas basta agitar o frasco vigorosamente, guardo até 3 dias. Uso e abuso!




Mais cereais virão: Quinoa, Bulgur, Millet.... etc.
Quando comecei a cozinhar estes cereais pensei que bom encontrar outras soluções para além do arroz e da massa.

4 de abril de 2013

Tempeh com Quinoa e Ervilha de quebrar


Deixei a alimentação macrobiótica quando engravidei, nunca deixei totalmente mas comecei a comer carne e peixe regularmente. Foi uma escolha, não vale a pena pensar muito no assunto agora. Mas a minha pequena S. adora quando cozinho Tofu, Seitan ou cereais integrais, por isso estou muito mais motivada. Confesso que agora sinto falta esta alimentação tão mais equilibrada.

A sugestão de hoje é Tempeh, raramente coloco estas receitas no Blog porque acho que são tão fáceis de fazer, mas cada vez mais me perguntam como cozinhar certos alimentos.


Tempeh (podia ser tofu ou seitan): duas colheres de óleo vegetal uma colher de molho de soja, dois dentes de alho esmagados, colocar os 3 ingredientes numa frigideira deixar o alho fritar 2 minutos e colocar o Tempeh fatiado a gosto, fritar durante 5 minutos de cada lado ou até ficar dourado.

Quinoa: dependendo da marca deve seguir as instruções de cozedura. Fazer a mesma medidas que se faz de arroz colocar 2,5 vezes de água e deixar 15-20 minutos 

Ervilhas de quebrar: cozidas ao vapor com um pouco de água, não cozer demasiado 5-10 minutos ( não podem perder o verde vibrante) estou fã desta técnica.



Uma adaptação da macrobiótica para Portugal do meu querido Professor Kazou Kon recomenda as seguinte proporções: 

40% cereais integrais
30%Vegetais
20%Algas marinhas e feijão pequeno (ou 20% de peixe branco e carne de aves)
10% fruta

Para quem quiser saber mais sobre macrobiótica recomendo o Livro: 'Macrobiotica Zen' de Sakurazawa Nyoiti, se precisarem de ajuda enviem-me uma mensagem para o facebook da 'Cozinha sem avental' , ou deixem-me o vosso email.

Um bom dia e bons cozinhados... saudáveis!