Congelar????
Em todos os livros sobre gravidez, por esta altura, aconselham a congelar refeição e forma a poupar tempo no regresso a casa. Não aderi de imediato a esta ideia, mas agora começa a fazer sentido. De certeza que vou andar ocupadíssima, e que não vou conseguir passar tanto tempo na cozinha! Por isso nada melhor do que estar prevenida.
Nesta minha nova aventura de congelar, o que tenho feito é simplificar, preparar parte de algumas receitas (vou partilhar as minhas aventuras nos proximos posts)
Chego á conclusão que de facto é muito prático, poupa-se imenso tempo.......Foi o que fiz com o Crumble, fiz esta receita e congelei metade, 2 em 1.
Os mirtilos já os tinha congelado desde a feira do mirtilo em Julho, nessa altura enchi uma gaveta de mirtilos na altura fui fazendo
batidos,
muffins, mas ainda tenho algumas caixinhas.
De estações diferentes estes dois frutos são uma combinação excelente! Afinal congelar não é assim tão má ideia....
300 gr de farinha de aveia (se não tiver triture os flocos de aveia até ficarem em farinha)
150 g de manteiga (aconselho trabalhar com manteiga que esteja no frigorifico) cortada em cubos
100g de sopa de açúcar amarelo
Recheio (para metade da receita acima)
2/3 pêras
150 g de mirtilos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
Pré aquecer o forno a 200ºC
Numa tigela misturar com as mãos a farinha, com 100grs de açúcar e finalmente a manteiga em cubos trabalhar até ficar com a consistência característica do crumble.
Numa tigela de ir ao forno colocar a pêra cortada em quadrados os mirtilos, e 2 colheres de sopa de açúcar por cima ( é suficiente porque a pêra já é doce)
Coloque por cima a mistura de farinha açúcar e manteiga.
E por fim só mais uma colher de açúcar amarelo, levar ao forno durante 30 minutos ou até ficar em dourada.
O restante guardei num saquinho no congelador, caso não queira congelar pode guardar no frigorífico durante 4 dias e ir variando o receio, por exemplo maçã e sultanas, ou ameixa....